Autofit Section
Programa criado em 2004 no TJRJ para fortalecer a cidadania inicia 39ª turma
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 03/10/2019 18:05

A organização e a estrutura do Poder Judiciário foram tema da aula de abertura da XXXIX turma do Programa Justiça Cidadã do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A aula, com palestra do desembargador Heleno Ribeiro, abriu o novo curso que abordará, ao longo de três meses, diferentes assuntos que visam fortalecer a cidadania.

- A ideia do Justiça Cidadã é construir uma rede de informação para a sociedade civil – disse a coordenadora do programa, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

De acordo com a magistrada, o projeto tem, entre seus objetivos, fazer com que os participantes aprendam, ao longo do curso, conceitos relacionados à Justiça e ao ambiente jurídico através de uma linguagem mais fácil, como reforça o Heleno Ribeiro.

- Há 15 anos esse projeto procura fortalecer a cidadania para que cada um tenha um pequeno conhecimento e, a partir daí, possa desenvolver melhor os seus direitos de cidadão.

Aluna da nova turma, a psicóloga Helena de Oliveira Amorim vê no curso a chance aprender e também de difundir o seu próprio conhecimento.

- Atendo no Instituto de Psicologia Fenomenológico Existencial (IFEM). E, por lá, há palestras e cursos. Pretendo, quando terminar o curso, quero apresentar a possibilidade de levar o Justiça Cidadã para lá.

O Programa Justiça Cidadã foi criado em 2004. E nesta edição contará com a participação de oito juízes, dois desembargadores, uma psicóloga, além de servidores de diferentes áreas do TJRJ.

GM/MS/FS

Foto: Gustavo Mattos/TJRJ

Galeria de Imagens