Autofit Section
TJ do Rio acerta detalhes para a 12ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/11/2018 19:00

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio realizou nesta segunda-feira, dia 5, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), a reunião preparatória para a realização da 12ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, que visa ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A Semana vai ocorrer de 26 a 30 deste mês. Com participação das juízas Luciana Fiala, do 5º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e Yedda Christina Ching San Filizzola Assunção, do 4º Juizado, a reunião foi coordenada pela titular do I Juizado de violência contra a mulher, juíza Adriana Ramos de Mello, representando a presidente da Coem, desembargadora Suely Lopes Magalhães. A juíza Adriana Mello ressaltou a importância da reunião:

“O Tribunal está se organizando para os preparativos para a Semana Justiça pela Paz em Casa. O TJ vem realizando várias atividades no sentido de garantir um esforço concentrado para audiências, decisões e sentenças decorrentes da violência doméstica e dos casos de feminicídio. O Tribunal vem desenvolvendo um trabalho para a prevenção contra esse tipo de violência, como o Projeto Violeta que será inaugurado na Comarca de Belford Roxo e os núcleos especializados de execução penal e medidas alternativas que serão instalados em Bangu, Campo Grande e Nova Iguaçu, durante a Semana, para o cumprimento da Lei Maria da Penha”, afirmou a magistrada.

A juíza Adriana Mello destacou que a instalação dos núcleos de execução penal especializados na violência doméstica e familiar contra a mulher na Zona Oeste da cidade e no município de Nova Iguaçu será muito importante no combate a esse tipo de crime. A magistrada lembrou que, após a Semana Justiça pela Paz em Casa, o Tribunal vai realizar na Escola da Magistratura do Estado (Emerj) o Seminário Internacional Gênero e Direito – Desafios para a Despatriarcalização do Sistema de Justiça na América Latina, que vai reunir especialistas do Brasil e do exterior, nos dias 6 e 7 de dezembro.

Participaram da reunião representantes das diversas diretorias do Tribunal, empenhadas na realização da 12ª Semana Justiça pela Paz em Casa, quando haverá mutirão de julgamento de processos e realização de audiências em todo o estado. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todos os tribunais estaduais.

JAB/AB

Foto: Brunno Dantas/TJRJ