Autofit Section
1ª Vara da Infância da Capital discute participação de crianças e adolescentes no carnaval
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/02/2017 17:31

A 1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Capital promoveu nesta quarta-feira, dia 15, reunião com vários órgãos de proteção e segurança para discutir ações que serão desenvolvidas pelas instituições durante o carnaval. Coordenada pelo juiz Pedro Henrique Alves, titular da Vara da Infância, a reunião debateu questões sobre a participação de crianças e adolescentes nos desfiles e bailes carnavalescos.

A identificação das crianças que participarão dos desfiles no Sambódromo foi uma das questões abordadas no encontro. Na ocasião, representantes da Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio (SMDS) informaram que irão fornecer pulseiras de identificação para alguns órgãos, a fim de que possam ser distribuídas para as crianças.

A presença de filhos dos ambulantes que atuam nas imediações do Sambódromo, que ficam durante toda a madrugada, sujeitos às intempéries e ao som altíssimo, também foi discutida pelos participantes da reunião. O juiz Pedro Henrique entende ser fundamental buscar uma solução para a questão. Uma ideia, ainda embrionária, é o estabelecimento de um convênio com instituições acolhedoras que permita que essas crianças fiquem abrigadas no período em que os pais estiverem trabalhando.

Participaram da reunião a promotora Luciana Neves, da 1ª Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva; as conselheiras tutelares do Centro Maria José Bichara e Maideci Santos; o presidente da Associação das Escolas de Samba Mirins, Edson Marinho; José Carlos Almeida e Cel. Celso Oliveira, representantes da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio; o presidente do Sindicato dos Clubes do Rio de Janeiro, Alcyr Aguiar; o chefe de planejamento do Estado Maior operacional da PMERJ, capitão Márcio Alves; Ten. Cel. Ricardo Gomes e Cel. Bombeiro Camilo e Loureiro, da CBMERJ; inspetor Guimarães, da Guarda Municipal do Rio; os delegados da DCAV Juliana Emerique, Rodrigo Moreira e Márcia Beck; Christian Teixeira, representante da Riotur; e a comissária de Justiça Luciana Zarur.

JM/AB

Galeria de Imagens