Autofit Section
Colegiado do Consepre homenageia presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, no X Encontro do Conselho, no Rio de Janeiro
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/03/2024 16:56

 

Ministro Luís Roberto Barroso exibe a placa e medalha recebidas em homenagem prestada pelo Consepre, ao lado dos presidentes Carlos Alberto França (TJGO), Ricardo Rodrigues Cardozo (TJRJ)  e José Arthur Filho (TJMG)

 

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, foi homenageado na manhã desta sexta-feira (15/03) no X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que acontece na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.


Ele recebeu uma placa e uma medalha cunhada em Minas Gerais, que traz no verso o nome dos sete tribunais brasileiros que completaram 150 anos – TJCE, TJGO, TJMT, TJMG, TJPA, TJRS e TJSP -  e também um presente do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a quem o ministro Barroso agradeceu a hospitalidade e o carinho com que é recebido no Judiciário fluminense.


O presidente do Consepre e do Tribunal de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, abriu a cerimônia que homenageou o ministro, afirmando que a reverência se dava em função da dedicação do presidente do STF à Justiça ao longo de sua carreira.

Em seguida, o anfitrião do evento e vice-presidente de Relacionamentos Institucionais do Consepre, desembargador Ricardo Cardozo, saudou a todos os presentes e agradeceu a presença do ministro. O presidente do STF tinha um compromisso no exterior e ajustou a agenda para comparecer ao evento.

“Isso mostra a importância que Vossa Excelência dá ao Conselho de Presidentes. Estamos debatendo nossas questões, nossos problemas,  para trocarmos ideias e experiências. O senhor é o único presidente do Supremo a ouvir com toda essa liberdade os presidentes dos tribunais e nossa homenagem é para demonstrar o nosso carinho”, disse o presidente do TJRJ.

Balanço de ações

Luís Roberto Barroso, em sua fala, fez um balanço de ações adotadas e campanhas que serão feitas pelo país afora pelo Conselho Nacional de Justiça, além de agradecer a homenagem e o carinho com que foi tratado no evento.

Entre as ações, a “Mais Mulheres”, que visa o ingresso de mais mulheres nos tribunais de Justiça do país, e a campanha da violência contra a mulher, que se tornou, nas palavras do ministro, uma epidemia que se espalha pelo país.

“É uma campanha de conscientização de que as mulheres não são propriedades dos homens e que esse comportamento machista e de dominação é um comportamento inaceitável. Uma campanha para enfrentar uma cultura machista de agressão do homem contra a mulher”, destacou.

Outra campanha, entre outras, que será feita pelo CNJ é de proteção à infância, contra a cultura do espancamento, destacando, como disse o ministro, que não se educa batendo numa criança.

O ministro Barroso também citou a campanha lançada recentemente pelo CNJ no qual acordos firmados pelo Conselho vão promover apoio para pessoas negras e indígenas que queiram ingressar na magistratura. O incentivo virá através de bolsas que serão fornecidas pela Fundação Getúlio Vargas e garantidas com parcerias da iniciativa privada. Os valores, em material e cursos preparatórios, podem chegar até R$ 4 mil.

Participaram da sessão em homenagem ao presidente do STF, além dos citados, mais 21 presidentes de tribunais de Justiça estaduais do país, a conselheira do CNJ, juíza Renata Gil, a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad, entre outros.
 
PF/FS

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ e Diego Carvalho/AMAERJ