Autofit Section
Juiz da Corte Internacional de Justiça visita TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 20/10/2023 20:21

O presidente do TJRJ, des. Ricardo Cardozo, recebe o juiz da Corte Internacional de Justiça Yuji Iwasama. A visita foi mediada pelo professor Masato Ninomiya

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, recebeu, na tarde desta sexta-feira (20/10), a visita do juiz da Corte Internacional de Justiça Yuji Iwasama. O encontro, realizado no Salão Nobre do Fórum Central, foi mediado pelo professor Masato Ninomiya e contou com a presença do desembargador Gustavo Vianna Direito.

“Sejam bem-vindos ao nosso tribunal, que é a segunda maior corte de Justiça do Brasil. É uma honra recebê-los e apresentar um pouco da estrutura do TJRJ. Nós temos, aproximadamente, 800 juízes e 190 desembargadores; por ano recebemos em torno de 8 milhões de processos e nossa jurisdição é em todo Estado do Rio de Janeiro”, explicou o presidente Ricardo Cardozo.

Os magistrados trocaram informações sobre a organização judiciária no Brasil e no Japão. Yuji Iwasama disse que foi eleito para Corte Internacional em 2018. Ele contou que atuava como professor universitário de Direito Internacional e, posteriormente, foi diretor do Tribunal Administrativo do Banco de Desenvolvimento da Ásia, nas Filipinas. Bem-humorado, o presidente do TJ relembrou que, durante a faculdade, foi monitor da disciplina Direito Internacional.

“Mas isso, há muito tempo, há quarenta anos”, riu.

Durante o encontro, o presidente do TJ destacou a atuação de um ilustre representante do Brasil na Corte Internacional de Haia.
“Ruy Barbosa foi um dos maiores juristas brasileiros. Ele foi um dos precursores da cooperação entre os Estados”, afirmou.

Ao final do encontro, o juiz Yuji Iwasama assinou o livro de visitantes do Tribunal de Justiça do Rio. Em seguida, a comitiva japonesa visitou o plenário do Órgão Especial e o Museu da Justiça do Rio.

MG/FS

Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ