Autofit Section
Emerj completa 35 anos e recebe homenagem do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/10/2023 14:49

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) completa 35 anos de existência em 2023 e, em celebração à sua história, foi homenageada pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor na última segunda-feira (16/10). Na ocasião, o Cristo Redentor foi iluminado de azul em reverência à escola e aos professores pelo Dia do Mestre comemorado no dia 15 de outubro. 

Durante a cerimônia, o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor ressaltou a importância do tema da educação de qualidade e da busca pelo bem comum.  “Agradecemos à Deus pelo trabalho, pelo ensino, pela competência e pelo conhecimento adquirido e por sua renovação. O Direito é vivo e precisa, de forma contínua, que nossa capacidade de interpretação, nossa hermenêutica, esteja profundamente atualizada e customizada as novas realidades. O ambiente acadêmico conduzido pelos senhores tem essa característica, por isso é um grande destaque e está há mais de 30 anos colaborando com a formação dos nossos magistrados”, afirmou o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

O diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, explicou que a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro é uma escola judicial, que prepara o jovem que quer ser juiz, depois trabalha com esse jovem com matérias humanistas, porque conhecimento técnico-jurídico ele já tem, mas precisa conhecer mais sobre a caridade, as vulnerabilidades, a questão de gênero, do respeito e a inclusão. “Estou muito emocionado. Hoje foi difícil de trabalhar com a ansiedade que havia na Emerj. Agradeço ao Santuário e aos nossos professores, sem os quais, nenhum de nós estaria aqui. Essa homenagem é à Emerj, mas também a todos os professores do nosso país”, completou.

O diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, padre Omar Raposo; professores e funcionários da escola

Emerj 35 anos
Criada há 35 anos, a Emerj tem a missão de formar, aperfeiçoar magistrados e disseminar o conhecimento jurídico, promovendo a indispensável atualização aos operadores do Direito. Seja no Curso de Especialização em Direito Público e Privado ou nos Cursos de Especialização em diversas áreas do Direito, todos em nível de pós-graduação lato sensu, credenciados pelo Conselho Estadual de Educação, a Escola busca oferecer a seus alunos o aprimoramento do raciocínio e do conhecimento jurídico atualizado, alicerçado em sólidos valores éticos. 

História da Emerj

A Emerj, pioneira entre as Escolas da Magistratura, é uma instituição de ensino destinada à formação e aperfeiçoamento de magistrados e à disseminação do conhecimento jurídico. A Emerj foi criada pela Lei Estadual nº. 1395/1988, promulgada em 8 de dezembro de 1988, ano que marcou a história do país devido à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. Assim, surgia uma nova Carta Magna e uma Escola que prepararia magistrados para um novo tempo.

A Emerj iniciou suas atividades com o Curso de Especialização em Direito Público e Privado, com natureza de pós-graduação lato sensu, voltado para bacharéis em Direito aprovados e classificados em prova de seleção. Pelas salas de aula, passaram alunos que atualmente são magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, procuradores, ministros e advogados renomados.

No decorrer dos anos, a Emerj ampliou sua atuação, tornando-se uma escola múltipla que cuida da formação continuada de todos os magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

MB

Fotos: Maicon Souza/Emerj