Autofit Section
Presidente do TJRJ incentiva doação de cabelo e lenços para pessoas em tratamento contra o câncer na campanha “Outubro Rosa”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/10/2023 15:32

                                                 Servidores, funcionários terceirizados e demais cidadãos participaram da campanha

 

Para incentivar a doação de mechas de cabelo e de lenços para pessoas em tratamento contra o câncer de mama, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, marcou presença durante a ação que acontece nesta quarta-feira (18/10), até às 18h, no térreo do Fórum Central. O magistrado considera a iniciativa, promovida pela Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) pelo segundo ano consecutivo, importante para conscientizar as pessoas sobre a doença e praticar a solidariedade.

“Eu fico emocionado ao ver o Tribunal envolvido nesse programa. Queremos criar uma corrente de solidariedade capaz de gerar bem-estar, qualidade de vida e, principalmente, restaurar a autoestima das pacientes com a doença. Espero que, com as doações, sejam feitas novas perucas para que as mulheres que estão em tratamento oncológico possam usá-las. Eu aproveitei para fazer o exame de glicose que está disponível para quem passar por aqui”, destacou o presidente.

A campanha proporciona cortes de cabelos gratuitos no local para quem deseja participar - além de recolher mechas previamente cortadas, que serão remetidas às instituições filantrópicas para a fabricação de perucas. Servidores, terceirizados do TJRJ e o público em geral que passar pelo hall dos elevadores na Lâmina I pela entrada da Rua Dom Manuel pode participar. Foi o caso da servidora Juliana Cristina Catellano, que participou pela primeira vez.

“Eu imagino o quanto significa essa iniciativa para as mulheres que acabaram perdendo cabelo durante o processo de quimioterapia. Fico contente em saber que estou contribuindo. Espero que mais pessoas venham aqui para ajudar”, declarou.

Outra colaboradora com a campanha, a designer gráfico Hanna Kely, do Departamento de Comunicação Interna (DECOI). É a  segunda vez ela participa da iniciativa de corte de cabelo do "Outubro Rosa". 

Hanna Kely fez questão de deixar o cabelo crescer para doar ao "Outubro Rosa". "Doar vinte centímetros dos meus cabelos significa ajudar uma mulher a recuperar sua autoestima", incentiva. 

 

“Participar de uma ação como esta do Tribunal é importante, porque vai além de uma simples doação. É uma oportunidade de divulgação da necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, disse Hanna, que doou suas madeixas pela última vez em 2017. “Esperar alguns anos para doar vinte centímetros dos meus cabelos significa ajudar uma mulher a recuperar sua autoestima. Isso é muito gratificante”, concluiu. 

Antônio Ligiero, secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), destacou a relevância de mais uma edição da campanha do TJRJ em parceria com a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) com o objetivo de alertar a população para o diagnóstico precoce.

“A intenção é despertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico e da prevenção, pois é dito pelos médicos que quanto mais cedo se descobre, mais aumenta a chance de vencer a doença. Todos podem doar. É necessário ter 15 centímetros de cabelo para fazer as perucas. As doações serão encaminhadas ao Instituto Cabelinhos do Bem, em São Gonçalo, através da Caarj”, acrescentou.

Durante a ação, a técnica de enfermagem da Caarj, Susimere Sanches Rodrigues, está disponível realizar aferição de pressão, glicemia capilar, batimentos cardíacos e saturação das pessoas.

“O objetivo é estimular que as pessoas se previnam e evitem desenvolver outras doenças para não ficar com imunidade baixa e não deixar porta de entrada para o câncer“, explicou.

O posto de coleta ficará instalado das 10h às 18h, no térreo do Fórum Central - Lâmina I, Hall dos elevadores, Rua Dom Manuel, 37, Centro.


SV/MB

Fotos: Brunno Dantas e Rosane Naylor/TJRJ

Clique aqui e siga o canal do TJRJ no WhatsApp. Notícias e informações em tempo real no seu celular.