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Semana Nacional de Conciliação no TJRJ: consumidor tem até sexta-feira para resolver problemas com empresas de forma rápida e gratuita
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/11/2021 20:16

 

Atenção consumidor: quem tiver algum problema com as empresas Oi, Tim, Light e Oi, Claro, Americanas, tanto nas lojas físicas como a Americanas.com, Shoptime, Submarino e Sou Barato não deve perder a oportunidade de resolver de uma vez por todas dívidas ou cobranças indevidas na hora e acabar com uma dor de cabeça. Até o dia 12/11 o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro estará promovendo a XVI Semana Nacional de Conciliação 2021, das 11h às 18h, com os advogados dessas empresas em busca de uma solução amigável, no projeto Conciliação Pré-processual/Conciliar é legal do TJRJ.

Foi isso que fez a auxiliar administrativa Keila Fernanda dos Santos Pereira que, na tarde desta segunda-feira (8/11), pôs um fim a um problema que se arrastava há mais de um ano com a empresa de telefonia Oi. Ela, que era cobrada por uma linha de telefonia móvel que nunca existiu e tinha problemas com um telefone fixo de sua residência por valores muito altos, saiu do tribunal feliz: todas as cobranças foram anuladas e ela não teve de pagar nada. Detalhe: seu problema foi resolvido em menos de 30 minutos.

“Eu não podia esperar por uma solução melhor. Saio daqui com todos os contratos cancelados e sem dívida alguma. Aqui, o serviço funciona. Não precisamos ingressar com processos na Justiça, minha pretensão inicial. A Oi aumentou a assinatura do telefone fixo em mais de 100% e me cobrava por um celular que nunca tive. Quem tiver problemas, aproveite essa oportunidade. Vale a pena. E tem mais: é de graça”, comemorou Keila.

O atendimento é totalmente gratuito e tem como objetivo reduzir e evitar novos processos na Justiça. Assim, ganham os consumidores que podem ter valores de dívidas reduzidos ou até mesmo cancelados, dependendo do problema, e o Judiciário que evita a entrada de novos processos. No “Expressinho”, como o projeto é chamado, o cliente é recebido por um representante da empresa reclamada e tenta resolver o problema administrativamente, antes que o consumidor ingresse com uma ação nos Juizados Especiais Cíveis.

Para Ladijane Ramos, superintendente de Conciliação Pré-processual, o TJRJ está de portas abertas para receber quem precisar em excelentes instalações.

Os consumidores interessados devem comparecer no Fórum Central do TJRJ, na Avenida Erasmo Braga 115, Centro, Lâmina V, térreo, sala T05, das 11h às 18h, de segunda à sexta-feira. Caso o cliente não queira ser atendido de forma presencial, ele pode fazer sua solicitação pelos e- mails: conciliarlight@tjrj.jus.br; conciliarclaro@tjrj.jus.br;conciliarnet@tjrj.jus.br; conciliarembratel@tjrj.jus.br;conciliarnextel@tjrj.jus.br;conciliar.americanas@tjrj.jus.br (com ponto), para as empresas AMERICANAS S.A. (Americanas.com/Sou Barato/Shoptime/Submarino) e conciliaroi@tjrj.jus.br, para a empresa Oi/Telemar.  É preciso informar nome completo, CPF e telefone de contato.  O consumidor também pode utilizar o e-mail conciliarelegal@tjrj.jus.br, que intermedia a conciliação com empresas não cadastradas. 
Para participar da forma presencial, os consumidores deverão apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, duas doses ou dose única, e utilizar máscara de proteção. 

PF/FS

Foto: Felipe Cavalcanti/ TJRJ