Autofit Section
Desembargador Henrique Figueira é eleito vice-presidente da nova Mesa Diretora do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil 
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/11/2021 11:16

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, foi eleito na última quinta-feira (4/11) vice-presidente da nova Mesa Diretora do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. A eleição foi realizada durante o 120º Encontro de Presidentes, realizado de 3 a 5 de novembro no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em Recife.  

Também farão parte da Mesa Diretora o desembargador José Laurindo de Souza Netto (Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR), como presidente; o desembargador Edson Ulisses de Mello (Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE), como secretário de Relacionamento Institucional; além da desembargadora Waldirene Cordeiro (Tribunal de Justiça do Acre – TJAC), como secretária de Cultura.  

Para o presidente do TJRJ, os Tribunais podem trabalhar unidos para enfrentar a crise que o País atravessa. “Cada Estado, com suas peculiaridades, precisa  encontrar soluções para os seus problemas, bem como para as adversidades que forem comum a todos. Podemos encontrar um consenso.  O Rio tem criado projetos de integração com a sociedade, em grande escala,  como: o Jovem Aprendiz, campanhas de combate ao feminicídio, Expressinho, entre outros, que já deram resultados satisfatórios”, declarou.

Entre os objetivos do Conselho estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas e o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, buscando a uniformização de entendimentos e respeitando a autonomia e peculiaridades locais. 

Fundado em 1992 com a então denominação de Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil é uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, integrada pelos presidentes de Tribunais de Justiça Estaduais.

SP/MB