Autofit Section
Projeto “Arenas Seguras” discute estratégias para melhorar segurança nos estádios
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/08/2023 19:41

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promoverá, nesta quarta-feira (23/8), a primeira reunião do projeto “Arenas Seguras”. O objetivo do encontro é discutir a amplitude e estratégias para proporcionar mais segurança aos torcedores dentro dos estádios. Coordenada pelo conselheiro do CNJ, desembargador Mauro Pereira Martins, a iniciativa avaliará ainda a possibilidade de utilização de controle biométrico e facial para monitoramento e fiscalização do acesso aos espetáculos esportivos. A reunião será realizada, às 15h, no Salão Nobre do TJRJ, e contará com as presenças do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio; e do presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Eventos Esportivos, Culturais e Grandes Eventos (Cejesp), desembargador Agostinho Teixeira.

“Não se pode calar a expressão de grandes paixões, sucumbida por causa da violência de alguns bárbaros. Portanto, é inadmissível que uma torcida apaixonada pelo seu time seja impedida de frequentar um estádio por conta da ação de infratores mal-intencionados. Ações violentas não podem zombar da alegria de um torcedor que já enfrenta muitas crises no seu dia-a-dia. Por isso, o TJRJ e o CNJ estão aliados para dar tranquilidade ao torcedor do Rio de Janeiro”, ressaltou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo.

O desembargador Mauro Martins contou que a ideia do CNJ é buscar novos caminhos e soluções para tornar os estádios e eventos esportivos mais seguros para a população. “A violência no entorno do futebol tem ocorrido numa preocupante escalada, traduzindo-se em problema de alcance nacional e atingindo, indiscriminadamente, homens, mulheres, jovens e crianças, que frequentam estádios por todo o país. Nesse contexto, o CNJ passou a se debruçar sobre a questão, refletindo sobre caminhos que tornem o ambiente mais seguro para o torcedor comparecer, com sua família, num estádio de futebol. Algumas ideias vieram a lume e serão tratadas nessa reunião, que espera-se seja profícua, podendo contribuir para a melhoria da situação”, afirmou o conselheiro do CNJ.

Também foram convidados para o encontro o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o secretário executivo do Ministério da Justiça, o coordenador-geral de Inteligência da Diretoria de Operações Integradas da Secretaria Nacional de Segurança Pública e o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

MB