Autofit Section
Presidentes de tribunais sediados no Rio instalam Fórum Permanente do Judiciário
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/08/2023 19:13

Da esquerda para a direita, os presidentes: desembargador João Ziraldo (TRE-RJ), desembargador Ricardo Cardozo (TJRJ), desembargador Guilherme Calmon (TRF-2) e desembargador Cesar Marques (TRT-1)

 

Os quatro presidentes dos tribunais sediados na capital fluminense se reuniram na tarde desta terça-feira (22/8) para instalar o Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj). Participaram da solenidade os presidentes do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargador João Ziraldo Maia; do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador Guilherme Calmon; e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), desembargador Cesar Marques Carvalho; entre outras autoridades.


A cerimônia foi realizada no plenário do Órgão Especial do TJRJ. Na abertura do evento, o presidente do TJ, desembargador Ricardo Cardozo, destacou que a iniciativa é pioneira entre os estados brasileiros.


“Na qualidade de anfitrião, fui incumbido de abrir o evento e destacar a importância da união dos quatro tribunais com o objetivo de compartilhar experiências e encontrar soluções comuns que possam ajudar em uma melhor prestação jurisdicional. Não nos consta que essa ação já tenha acontecido anteriormente em outro estado”, declarou.


Na ocasião, o presidente do TRF-2, desembargador federal Guilherme Calmon, foi escolhido pelo demais como o primeiro coordenador do Fojurj. O magistrado destacou a importância da instalação do fórum para o Poder Judiciário estadual e disse que se sentiu honrado com a indicação.


“Esse fórum foi idealizado sob inspiração do espírito da solidariedade para ser um catalisador de projetos e boas práticas que melhorem o serviço prestado pelo Poder Judiciário no Estado. A união dos tribunais formalizada hoje trará frutos à população fluminense, facilitando o acesso à Justiça, aumentando a celeridade e a eficiência da prestação jurisdicional e aperfeiçoando as atividades administrativas”, disse.


Para o presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques, o Fojurj reforça o bom diálogo existente entre as quatro instituições.

“As competências dos tribunais não são estanques. Estamos em constante interação. O Fojurj busca aumentar a interação de modo a beneficiar a sociedade com prestação jurisdicional mais célere e eficiente. Nós celebramos esse convênio para poder atender melhor ao cidadão”, considerou.


Já o desembargador João Ziraldo Maia, presidente do TRE-RJ, reafirmou a sua alegria em participar da iniciativa e disse que, a cada reunião de seus componentes, são apresentadas novas ideias e questões a serem debatidas.


“Não podemos mais ficar fechados em torno de nós mesmos”, avaliou.  

                                O presidente do TJ Ricardo Cardozo assina o protocolo de intenções do Fórum Permanente do Poder Judiciário


Ao final da solenidade, os quatro presidentes assinaram um protocolo de intenções do Fojurj. Compuseram a mesa do evento, além das autoridades já citadas, o corregedor-geral da Justiça do Rio, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio; o vice-presidente e corregedor regional Eleitoral do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; a corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargadora Letícia Santis Mendes de Farias Mello; e a vice-corregedora regional do Trabalho da 1ª Região, desembargadora Maria Aparecida Coutinho Magalhães.

Veja mais fotos: https://flic.kr/s/aHBqjAS1a3 

 

MG/FS

Fotos: Felipe Cavalcanti/ TJRJ