Autofit Section
Tribunal de Justiça dá posse a duas novas desembargadoras: Ana Cristina Dib e Maria Christina Rücker
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 21/08/2023 20:11

Da esquerda para a direita: desembargadora Maria Christina Rucker, presidente Ricardo Cardozo e desembargadora Ana Cristina Dib

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, deu posse nesta segunda-feira, dia 21/8, a duas novas desembargadoras: as magistradas Maria Christina Berardo Rücker e Ana Cristina Nascif Dib Miguel, que ocuparão, respectivamente, as vagas abertas pelas aposentadorias dos desembargadores Jaime Dias Pinheiro Filho e Siro Darlan de Oliveira. 

 

O desembargador Claudio de Mello Tavares abriu a cerimônia, falando em nome do Tribunal. “As duas novas desembargadoras têm como ponto comum o cumprimento da função pública com discrição e a eficiência. Nosso Tribunal precisa de pessoas que, assim como elas, sejam multiplicadoras de mudanças e que apliquem com justiça a máxima eterna do “dar a cada um o que é seu”. O magistrado terminou sua fala recitando parte da Oração dos Moços, escrita por Rui Barbosa. 

 

A desembargadora Ana Cristina Nascif Dib Miguel, promovida por merecimento, foi conduzida pelos desembargadores Luiz Zveiter e Bernardo Moreira Garcez. Após prestar o compromisso, ela agradeceu sua família, amigos, servidores e os dois padrinhos, além de fazer um agradecimento especial ao presidente Ricardo Cardozo.  

 

“Uma vida doada à magistratura encontra hoje um novo caminho. O juiz sempre busca o Tribunal e a chegada a esta Corte desperta em mim diversos sentimentos, todos positivos. Alcançar a promoção por merecimento me preenche de entusiasmo, principalmente nesta gestão tão ligada à tecnologia”, afirmou a magistrada, que é a idealizadora do Aplicativo Vida Compartilhada, que tem como objetivo ajudar às famílias com guarda compartilhada. 

 

Acompanhada pelos desembargadores Henrique Carlos de Andrade Figueira e Fernando Cezar Ferreira Viana, a magistrada Maria Christina Berardo Rücker, promovida por antiguidade, foi conduzida ao plenário do Órgão Especial para prestar o compromisso de posse como desembargadora. 

 

Em discurso, ela agradeceu sua família e os servidores. “Chego ao fim de um ciclo desafiador, porém satisfatório. Agradeço à minha família e aos meus assessores, que estão comigo há mais de 20 anos, pois toda conquista é coletiva. Que nossa jornada conjunta seja pautada pela ética e pela empatia”, disse a desembargadora. 

 

Fechando a cerimônia, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo falou sobre as duas magistradas. “Conheço a desembargadora Ana Cristina há muito tempo e sou muito grato a seu pai, o desembargador João Dib, que foi meu primeiro incentivador a me tornar desembargador, quando eu ainda era juiz. Ética, retidão e senso de Justiça são características que a desembargadora tem e que trouxe de sua família”, afirmou o desembargador Ricardo Cardozo. 

 

“A desembargadora Maria Christina Rücker está chegando ao segundo grau depois de 30 anos de carreira e tem muito a nos ensinar, principalmente no que diz respeito ao Direito Empresarial. Tenho a preocupação de que só chegue a esta Corte quem realmente esteja preparado, pois quero o melhor para o nosso Tribunal”, disse o presidente do TJRJ, concluindo que ambas estão comprometidas com a Justiça e que, com certeza, saberão se conduzir de maneira harmoniosa no novo ambiente colegiado. 

  

Desembargadora Ana Cristina Nascif Dib Miguel 

 

Formou-se em Direito pela Faculdade Cândido Mendes em 1990 e pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj) em 1994. Foi servidora do TJRJ de 1994 a 1996, tendo tomado posse na Magistratura do Rio de Janeiro em 19 de abril de 1996, somando hoje 27 anos de carreira. Entre outras atribuições, foi integrante titular da Comissão de Política Nacional de Atenção Prioritária ao 1º Grau do TRE-RJ em 2021; integrante do Fórum Permanente do Direito das Famílias e Sucessões e, este ano, foi nomeada para integrar o Conselho Estadual da Juventude do RJ – Cojuerj 

  

Desembargadora Maria Christina Berardo Rücker 

 

Cursou Direito na Universidade Candido Mendes, formando-se em 1978. Também concluiu, em 1983, o Curso Especial de Direito Contratual na Fundação Getúlio Vargas. Após trabalhar na advocacia privada, ingressou na magistratura fluminense em 1993. No ano seguinte,1994, recebeu o título de Cidadã de Miguel Pereira pelos serviços prestados na Vara Única da Comarca de Miguel Pereira. 

  

 SF/FS

Foto: Rosane Naylor/ TJRJ