Autofit Section
Projeto que busca capacitar pessoas em estado de vulnerabilidade realiza evento em Vassouras
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/08/2023 20:36

 

                                               Equipe e participantes do curso que teve início no Cejusc do Fórum de Vassouras

 

Capacitar e recolocar no mercado de trabalho pessoas em estado de vulnerabilidade, entre elas desempregados, mulheres em situação de violência doméstica e público LGBT+. Este é o objetivo do projeto O Sabor do Marketing e das Vendas na Cozinha, cuja segunda edição teve início na última quarta-feira (16/8) no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) localizado no Fórum de Vassouras, que promoveu a iniciativa.


 O evento contou com a presença do coordenador do Cejusc local, juiz Laurício Miranda Cavalcante, que assistiu à primeira aula do curso - que conta com cinco encontro, totalizando uma carga horária de 20h -  juntamente com um representante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). O magistrado destacou a importância de ações como a realizada no Cejusc contribuem para a mudança social e servem de exemplo para outras iniciativas no âmbito da cidadania.   


“Nossa ideia foi impactar as vítimas que são economicamente dependentes de seus agressores. Como titular do Juizado de Violência Doméstica da comarca, infelizmente vejo com frequência mulheres nesta situação tentando abonar os atos de seus agressores quando em audiência, muitas vezes contrariando de forma clara o resultado dos exames de corpo de delito existentes e de seus próprios depoimentos prestados em sede policial. Normalmente, as vítimas que apresentam esse comportamento relatam ser totalmente dependentes financeiramente de seus parceiros agressores, o que sugere ser este o motivo preponderante para se sujeitarem à violência rotineira que sofrem”,  analisou. 


Desta vez, fez parte também da iniciativa o contexto da inclusão digital, com a abordagem do tema O Sabor do Marketing: da Mesa à Internet. O projeto busca mesclar o conhecimento acadêmico, por meio de ensino conceitual, à prática culinária. São ensinadas receitas com insumos que, normalmente, são descartados, como cascas, talos, sementes, além de itens alternativos de baixo custo.   


 "O projeto é a forma que encontrei de dar à comunidade necessitada o acesso à informação e ao conhecimento acadêmico de uma maneira decodificável e aplicável. Também uma oportunidade para contribuir com a mudança social na expectativa de que boas ações possam ser difundidas e sirvam de exemplo", afirmou a coordenadora da iniciativa, a publicitária e professora do IFRJ-CEPF Viviam Lacerda.  
O evento conta com o apoio de parcerias locais, como da Secretaria de Políticas Públicas e Assistência Social do Município, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Engenheiro Paulo de Frontin (IFRJ-CEPF), de uma rede de supermercados da região e de policiais do batalhão local integrantes da Patrulha Maria da Penha. 

SP/ FS