Autofit Section
Caso Ninho do Urubu: primeira audiência ouve 21 testemunhas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/08/2023 20:13

A primeira audiência de instrução e julgamento do processo criminal referente ao incêndio no Ninho do Urubu, que vitimou dez jovens em 2019, ocorreu nessa sexta-feira (18/8) pelo juízo da 36ª Vara Criminal da Capital.  

Os réus Edson Colman da Silva, técnico em refrigeração, e Eduardo Carvalho Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo, estiveram presentes na audiência. Os outros seis réus, Antonio Marcio Mongelli Garotti, ex-diretor financeiro do Flamengo; Marcelo Maia de Sá engenheiro do Flamengo; Claudia Pereira Rodrigues, Danilo da Silva Duarte, Fabio Hilario da Silva e Weslley Gimenes - todos da empresa que forneceu os contêineres - estiveram ausentes, resultando na decretação de revelia pelo juízo. A revelia, no contexto penal, significa que o processo continuará sem a presença desses réus e não altera o ônus da prova. 

Ao todo, 21 testemunhas foram ouvidas. Foram elas: o delegado Marcio Petra, o coronel do Corpo de Bombeiros Rodrigo Fernandes, o major do Corpo de Bombeiros André Morelo, o capitão do Corpo de Bombeiros Avelino, os policiais militares Marcos Nascimento e Rodrigo de Oliveira, além de Adalberto Lourenço, Alexandre Jacques, Andrea Silva, Benedito Ferreira, Diego Diogo, Eduardo Pacheco, Fernando Jorge, Gabriela Maia, Gilney Penna, Jaime Correia, José Antonio, José Augusto, Leandro de Miranda, Luiz Humberto, Marcelo Claudio, Maria Cícera, Paulo Roberto, Reinaldo José, Rogério do Carmo e Wilson Vicente. 

Sobre o caso 

O incêndio no Centro de Treinamento Ninho do Urubu ocorreu em 8 de fevereiro de 2019 e deixou dez mortos: Arthur Vinicius, Athila Paixão, Bernardo Pisetta, Christian Esmério, Gedson Santos, Jorge Eduardo, Pablo Henrique, Rykelmo de Souza Viana, Samuel Thomas e Vitor Isaías. Todos tinham entre 14 e 16 anos. 

Processo 0008657-88.2021.8.19.0001 
FB/FS