Autofit Section
Projeto “Replantando vida” chega ao Município de Resende e proporciona oportunidades de trabalho para apenados
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/08/2023 18:52

 

Da esquerda pra direita: Luciana  Cavallari, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Itatiaia; Jayme Correa Neto, secretário municipal de Saúde de Resende; Eliel Ogawa, diretor do Presídio de Resende; Soraia Balieiro, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Resende; Marvin Moreira, juiz da 1a. Vara Cível de Resende; Hindenburg Brasil, juiz diretor do Fórum de Resende; Diogo Balieiro, prefeito de Resende; e Irineu Nogueira, prefeito de Itatiaia

 

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (1/08) na Penitenciária Luís Fernandes Bandeira Duarte, no Distrito de Bulhões, no Município de Resende, no Sul do estado, marcou a inauguração do programa “Replantando Vida” na região. A iniciativa faz parte da parceria da Companhia Estadual de Água e Esgotos (Cedae) com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O programa permite a oferta de trabalho aos apenados, sendo uma oportunidade de ocupação e incentivo na reintegração social.


“O principal objetivo do “Replantando Vida” é a oportunidade de um recomeço.  Não é porque a pessoa errou que deve ser esquecida pela sociedade. Não existe pena perpétua no Brasil e cabe a todos nós a decisão de como queremos que tais pessoas voltem ao convívio social.  Com esse projeto mostramos que todos têm condições de levar uma vida digna e honesta.  Ganha o apenado e sua família, ganha a sociedade e ganha o ambiente em que vivemos e que vamos deixar para nossos filhos e netos”, destacou o juiz da 1ª Vara Cível Resende, Marvin Ramos Rodrigues Moreira. 


Através do programa coordenado pela Cedae, cerca de 35 apenados colaboraram na formação de viveiro florestal de 1,7 mil m² de espaço destinado para o cultivo de cerca de 200 mil mudas da Mata Atlântica por ano. Entre as 254 espécies plantadas, 40 estão ameaçadas de extinção. As plantas cultivadas serão utilizadas no processo de proteção e recuperação das matas ciliares e nascentes do Rio Paraíba do Sul. 

 

                                                                                  Viveiro vai cultivar 200 mil mudas da Mata Atlântica 

 

A obra começou no ano passado. Durante todo o período, os contratados trabalharam de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h30, com horário de almoço. Eles receberam um salário mínimo nacional e tiveram um dia de pena reduzido a cada três trabalhados. 
 
Ao término da construção, os presos ainda fizeram um curso de capacitação em restauração florestal. Ao todo, foram criados 50 novos postos de trabalho: 10 no viveiro, para apenados em regime fechado, e 40 na base florestal, para aqueles que estão em regime semiaberto. 


O programa “Replantando a Vida” foi criado em 2001. O projeto já foi premiado mais de 25 vezes e conquistou selos de sustentabilidade e responsabilidade social. 


Além de Resende, existem mais sete viveiros ativos no Rio de Janeiro. As equipes de reflorestamento atuam nas bacias dos Rios Guandu e Macacu, que, juntos, abastecem mais de 12 milhões de pessoas na Região Metropolitana do estado. A partir de agora, dois novos viveiros vão beneficiar também a bacia do Rio Paraíba do Sul: um em Resende e outro em Itaperuna. 
 

Estiveram presentes no evento  o juiz da 1ª Vara Cível Resende, Marvin Ramos Rodrigues Moreira;  juiz Diretor do Fórum de Resende, Hindenburg Brasil; Diogo  Balieiro, Luciana Cavallari, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Itatiaia; Jayme Correa Neto, secretário municipal de Saúde de Resende; Eliel Ogawa, diretor do presídio de Resende;  Soraia Balieiro, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Resende; e os prefeitos de Resende e Itatiaia, Diogo Diniz e Irineu Nogueira, respectivamente. 
 
SV/FS 
Fotos de Eugênio Lucas e Liciana Cavallari/ Divulgação