Autofit Section
Juristas Kátia Valverde Junqueira e Tathiana de Carvalho Costa tomam posse no TRE-RJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 31/07/2023 21:00

As juristas Kátia Valverde Junqueira e Tathiana de Carvalho Costa tomaram posse, respectivamente, como membra efetiva e substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (31/7), em cerimônia realizada no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. As duas juristas foram nomeadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho.  
 

Presidida pelo desembargador João Ziraldo Maia, presidente do TRE-RJ, a cerimônia contou com a presença do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardoso e do vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.  

 
A cerimônia contou com as presenças da 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães, do diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, do presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, além de magistrados, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do estado e do município do Rio de Janeiro, da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público entre outras autoridades. 
 

Coube à desembargadora Gizelda Leitão Teixeira e ao desembargador João Ziraldo Maia conduzir Katia Valverde Junqueira à mesa da cerimônia para assinatura do termo de posse. Pela terceira vez, a jurista ocupa a titularidade no TRE-RJ. Ela integrou a corte de 2018 a 2022. 
 

Já Thatiana de Carvalho Costa foi conduzida pela desembargadora Jacqueline Lima Montenegro e pelo desembargador Cláudio Dell’Orto. Ela assume a suplência em vaga decorrente do término do mandato do juiz Tiago Santos Silva. 
 

Em seu discurso de posse, Thatiana de Carvalho Costa agradeceu a todos que contribuíram para que ela fosse eleita e nomeada para o TRE-RJ. 


                                        JuristaThatiana de Carvalho em discurso de posse realizada nessa segunda, 31

 

“Agradeço a Deus e a Nossa Senhora de Fátima pela oportunidade que me foi dada nessa nova função. Que eu possa, sob sua proteção, exercer essa judicatura de forma serena, segura e leal aos preceitos democráticos, constitucionais e técnicos que sempre nortearam minha trajetória. Que minha função seja um meio de tornar melhor a sociedade em que vivemos. Agradeço a todos os que muito me auxiliaram na minha caminhada até aqui. Agradeço aos meus pais, meu marido e companheiro e ao meu filho.” 

 
Kátia Valverde Junqueira também agradeceu ao apoio de todos, e não escondeu sua satisfação e orgulho por assumir a titularidade do TRE-RJ pela terceira vez. 


                                      Jurista Kátia Junqueira assume a titularidade do TRE pela terceira vez

 

“Eu quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram a chegar aqui neste momento, mas, também, a tantas outras que passaram por nossa vida. Foram três nomeações por três presidentes da República de distintas correntes ideológicas. Para mim, isso muito me envaidece e me dá certeza de que cumpri bem o meu papel. É um privilégio compor, mais uma vez, o TRE-RJ, pois trata-se de compor o Tribunal da democracia, que defende os direitos fundamentais dos cidadãos.” 

 
Encerrando a cerimônia, o presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia não escondeu sua satisfação pela posse de duas mulheres do TRE-RJ. 

 
“É uma honra para mim estar presidindo essa posse de duas mulheres juristas. Me lembro, que há décadas, quando tomei posse como desembargador no TJRJ, só haviam duas mulheres desembargadoras. Hoje, as mulheres estão, cada vez mais, ocupando o seu espaço. Entendo ser fundamental essa representatividade da advocacia no TRE, pois traz a visão do lado do advogado, daquele que está no outro lado do balcão, representando o suplício das partes. Isso é importante para oxigenar a Justiça Eleitoral”.  
 

JM/FS