Autofit Section
Museu da Justiça inicia novembro com debates e palestras virtuais
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/10/2021 19:16

O Museu da Justiça promove na próxima quarta-feira (3/11), o novo encontro do Humanitas, com o tema "Van Gogh e a Justiça: Os Humanos e as Plantas". A partir do romance “Diários de Vincent: impressões do estrangeiro”, o Humanitas tratará do tema da Justiça nos quadros e nas cartas de Van Gogh, ao abordar o modo como ele retrata trabalhadores e pessoas comuns. 

  A palestra contará com Evando Nascimento, escritor, artista visual e professor universitário, que já lecionou na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e na Université Stendhal Grenoble (França). Também participará do encontro Felipe Martinez, doutor em História da Arte pela Unicamp e autor de uma dissertação de mestrado sobre as obras de Van Gogh pertencentes ao acervo do MASP. 

  No domingo (31/10) haverá a estreia, no canal do PJERJ no YouTube, da apresentação da Camerata de Cordas do Projeto Uerê, gravada para o “Música no Museu apresenta Sons do Brasil”. A Camerata nasceu em 2015 com a violinista francesa Constance Despretz, que teve a iniciativa de musicalizar crianças através da prática do violino no Projeto Uerê, situado no complexo da Maré. 

  Na quinta (4/11), ocorrerá encontro do “Conversas: Reflexões e ações no enfrentamento à violência contra a mulher”. O tema “Infâncias Violadas” abordará as possíveis violências que perpassam a infância e afetam seu pleno desenvolvimento, além dos possíveis danos emocionais acarretados por essas vivências, em sua maioria, traumáticas. 

  Para saber como participar dos eventos, acesse o portal do Museu da Justiça: http://ccmj.tjrj.jus.br/