Autofit Section
Desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos tem retrato inaugurado na Galeria de Retratos dos Terceiros Vice-Presidentes do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/07/2023 19:48

Desembargadores, juízes, servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro participaram, nesta segunda-feira (17/7), da cerimônia de inauguração do retrato do desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos na Galeria de Retratos dos Terceiros Vice-Presidentes do TJRJ. Presidida pelo desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, atual 3º vice-presidente, a cerimônia contou com a presença do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e da tabeliã Concelina Henrique Souza, esposa do homenageado.  

O presidente do TJRJ lembrou a origem da sua admiração pelo desembargador Edson Aguiar, desde a época em que os dois lecionaram, na década de 80, na Sociedade Unificada Augusto Motta. 

“Conheci o desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos em 1982, na sala de professores da SUAM, onde lecionávamos. Desde então, acompanhei sua trajetória e ele tornou-se uma referência para mim. O desembargador Edson é inspirador para todos nós. Fico muito contente de estar aqui nessa justa homenagem a Vossa Excelência”, saudou o presidente do TJRJ.  

O desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho fez questão de destacar o trabalho de seu antecessor na 3ª vice-presidência do TJRJ.  

“Não há palavras que possam traduzir o reconhecimento de um dever muito bem cumprido, de entrega, desprendimento que marcou os dois anos que Vossa Excelência esteve à frente dessa 3ª vice-presidência. Uma gestão reconhecida por um desempenho profissional que marcou de forma indelével uma administração séria, competente e dinâmica.” 

Emocionado, o desembargador Edson Aguiar considerou a homenagem como um reencontro às suas origens.  

“Realmente, fiquei tocado ouvindo as palavras dos meus amigos, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo e desembargador Maldonado de Carvalho. Essa cerimônia representa um reencontro comigo mesmo, com aquele juiz iniciante, cheio de sonhos, que não perdeu, ainda, o entusiasmo. Agradeço aos amigos e a todos os presentes nessa cerimônia. Estou muito honrado com a homenagem.” 

O dispositivo de honra da cerimônia contou, ainda, com as presenças do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, da 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães, dos desembargadores Benedicto Abicair, Agostinho Teixeira de Almeida Filho, Alexandre Teixeira de Souza, Carlos Santos de Oliveira e do juiz Gustavo Henrique Nascimento Silva, 2º vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).  

Sobre o homenageado  

Eleito 3º vice-presidente do TJRJ no biênio 2021/2022, atualmente é presidente da 1ª Câmara de Direito Público. Ingressou na magistratura em 1984 e é desembargador desde 2002. Natural do Rio de Janeiro, Edson Aguiar é bacharel em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), formado em 1977, e mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa (Portugal). Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) em 2015 e é vice-presidente do Fórum Permanente de Ciência Política e Teoria Constitucional.  

 

JM/FS