Autofit Section
Escritor Laurentino Gomes fará palestra virtual do Museu da Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/07/2023 18:12

Autor de obras de sucesso como “1808”, “1822”, “1889” e “Escravidão”, o jornalista e escritor Laurentino Gomes ministrará a palestra “Por uma segunda abolição”, organizada pelo Museu da Justiça do Rio, no próximo dia 19 de julho, às 16h. A atividade, gratuita, faz parte do programa “Humanitas – Ciclos de Diálogos Interdisciplinares do Museu da Justiça” e será oferecida em formato virtual, pela plataforma Teams.

O evento será realizado em celebração ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (3/07); ao Dia do Nascimento de Nelson Mandela (18/07), e ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07). A coordenação é dos servidores W. B. Lemos e Ricardo Vieira Lima.

Para mais informações clique aqui ou envie e-mail para museu.agendacultural@tjrj.jus.br

 

O autor

Oito vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, o paranaense Laurentino Gomes tornou-se conhecido a partir da publicação, em 2007, do livro 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para o Rio de Janeiro. A obra conquistou o prêmio de Melhor Ensaio de 2008, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e Livro do Ano, na categoria de Não Ficção, do Prêmio Jabuti de Literatura.

Em 2008, a Revista Época elegeu Laurentino uma das 100 pessoas mais influentes do ano, por ter vendido mais de meio milhão de exemplares do livro. Nos anos seguintes, o autor lançou os livros 1822, 1889, a trilogia Escravidão, e O caminho do peregrino: Seguindo os passos de Jesus na Terra Santa, em coautoria com Osmar Ludovico da Silva. Os livros de Laurentino Gomes estão publicados no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos, na China e na Rússia.

Além de escritor, Laurentino é jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou como repórter e editor em vários órgãos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de São Paulo e a revista Veja.

MG