Autofit Section
Inscrições do XLIX Concurso para Magistratura terminam nesta quinta-feira (13/7)
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/07/2023 15:32

Os candidatos interessados em realizar o XLIX Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) tem até essa quinta-feira, 13/07, para realizar a inscrição. O concurso destina-se à formação de cadastro de reserva para o cargo de Juiz Substituto, com salário inicial de R$ 33.924,93.


As inscrições foram abertas no dia 12 de junho. O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado. A coordenação e execução do concurso estará sob a responsabilidade da Comissão de Concurso para ingresso na Magistratura de Carreira do TJRJ, e pela Fundação Para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP. 


Para se inscrever, o interessado deve ser bacharel em Direito há três anos, no mínimo, por instituição de ensino superior oficial ou reconhecida, com diploma registrado pelo Ministério da Educação; ter três anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva, exercida a partir da conclusão do curso de Direito, comprovada por intermédio de documentos e certidões; e ter até 65 anos de idade à data da inscrição definitiva, entre outros requisitos. 


O concurso será dividido em cinco etapas. A primeira, será destinada à prova objetiva. Na segunda etapa, os classificados se submeterão a três provas escritas. A terceira etapa será destinada para inscrição definitiva, avaliação física dos candidatos com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social. Em seguida, os candidatos classificados serão submetidos a uma prova oral. A quinta e última etapa constará da avaliação de títulos. 


Inscrições 


A inscrição preliminar pode ser feita pela internet, no site da Vunesp, observado o horário oficial de Brasília, até às 23h59 horas do dia 13 de julho de 2023. 


Após acessar o site, o (a) candidato (a) deverá acessar o “link” correlato ao concurso público; preencher o formulário de inscrição e a declaração de que possui os requisitos constantes do edital; e gerar o boleto bancário para efetuar o pagamento da taxa até a data limite para o encerramento das inscrições, no valor de R$ 280,00.  
 
Vagas reservadas 


De acordo com o edital, as pessoas com deficiência, amparadas pelo art. 37, inciso VIII, da Constituição da República, pela Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, pela Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça e pela Lei Estadual nº 2.298, de 28 de julho de 1994, poderão, nos termos do presente edital, concorrer a 5% das vagas que forem criadas no curso do certame. 


Também ficam reservadas aos candidatos pretos ou indígenas 20% das vagas que surgirem durante o prazo de validade do concurso, conforme o estabelecido nas Resoluções nº. 203/2015 e 457/2022, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ; no § 8º do art. 1º da Lei Estadual nº 6.067/2011, observada, ainda, a decisão liminar do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, proferida em 28 de setembro de 2015, no Procedimento de Controle Administrativo nº 0004091- 41.2015.2.00.0000, e a Lei Estadual nº 9.852/2022. 


Clique aqui para ler o edital completo.