Autofit Section
TJRJ promove 6ª Festa Julina do Poder Judiciário
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/07/2023 17:17

                                                   Festa Julina do TJ será realizada até o dia 13 de julho, no térreo do Fórum Central

 

Quem passou pela Rua Dom Manuel, s/nº, em frente à Lâmina I do Fórum Central, nesta terça-feira (11/7), se deparou com um cenário diferente. Ao som do forró de Luiz Gonzaga, cerca de 30 expositores se agruparam para celebrar a 6ª Festa Julina do Poder Judiciário. Comidas típicas de festa junina, como bolos, doces, tortas, milho, pé de moleque e cocada ganharam destaque nas bancas que estavam enfeitadas e coloridas com a decoração festiva de São João. A Festa Julina começou hoje e vai até o dia 13 de julho, das 11h às 18h.


O evento organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tem o objetivo de melhorar a integração entre os servidores, a comunidade e o Poder Judiciário, além de favorecer a geração de renda para os servidores e seus familiares, que montaram os stands. “Para nós, esse contato e aproximação com a comunidade é de vital importância. 


Participando pela segunda vez da feira no TJRJ ao lado da cunhada Michelle Rabelo da Silva Valle, a confeiteira Renata Freitas Veloso da Silveira conta que começou a trabalhar com culinária há 10 anos, após sair do emprego. Ela já gostava de confeitaria e começou a se especializar na confecção de bolos. No seu stand é possível encontrar bolos, cones recheados e frutas com chocolate. “Eu sempre tive muita facilidade com trabalhos manuais e, há 10 anos, eu estava pesquisando no que poderia investir. Então surgiu a curiosidade de fazer bolo decorado com pasta americana. Comecei a procurar cursos nessa área e me especializei. No início, eu fazia os doces e bolos muito por hobby, por indicação. Quando saí do ramo das editoras, resolvi entrar a fundo na parte dos doces”, contou.


Mas não são só alimentos que estão sendo expostos nas bancas. Plantas e vasos decorados vindos diretamente de Magé, na Baixada Fluminense, ornamentam o stand de Gilberto Pontes Costa. Ele é integrante de uma família composta por artesãos e trouxe para a Festa Julina, dois pares de João e Maria, vasos de plantas pintados à mão e vestidos à caráter para o anarriê no TJRJ. “Toda a minha família é artesã e trabalho aqui no TJ expondo nossas peças de arte há sete anos. Nós fazemos peças autorais para plantas. A pintura é orgânica, feita a mão, eu mesmo preparo fazendo a pigmentação das cores. E nós não produzimos tinta nenhuma a base de solvente tomando cuidado com o meio ambiente. Todo evento a gente traz uma temática diferente e, desta vez, foi a de São João”, explicou.


Uma das barraquinhas que se destacaram pelos produtos expostos foi a do Cleverson Nogueira Ferreira, que, há três anos, participa das exposições feitas no Fórum. Seu stand tem dezenas de tipos diferentes de laços, tiaras, presilhas e chapéus feitos manualmente por ele, que já trabalha com a confecção de acessórios infantis há sete anos. Para ele, estar participando das feiras realizadas pelo Tribunal tem sido uma ótima experiência. “Faço laços e arcos para cada época do ano. E, junto com os outros acessórios, fiz chapéus juninos desta vez. Eu sempre gostei muito de artesanato e fazia laços para presentear as minhas sobrinhas. As amigas das minhas cunhadas gostaram e começaram a encomendar comigo. Agradeço muito ao Tribunal por essa oportunidade porque é sempre um prazer estar aqui. As pessoas valorizam o nosso trabalho, já temos uma clientela boa e nossa expectativa é alta”, disse.


A servidora Lívia Tavares Bezerra esteve animada com a Festa Julina e aproveitou a oportunidade para comprar um pão salgado, uma cuca de banana e cuscuz. “Eu acho essa uma iniciativa ótima do Tribunal. Eu amo festa junina, amo comidas típicas e todas as feirinhas que tem aqui, desde as orgânicas até as típicas, são maravilhosas. O Tribunal poderia fazer isso toda a semana que com certeza teria um público assíduo aqui”, afirmou.

Foto: Kecila Barcelos/TJRJ