Autofit Section
Bem-estar e saúde: projeto incentiva servidores e colaboradores do PJERJ a dançar 
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 23/06/2023 13:40

                                                              O primeiro workshop do projeto 'Dança na Justiça' animou os participantes com o ritmo e passos do charme

 

Com o objetivo de promover a saúde e qualidade de vida para integrantes e colaboradores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, o projeto ‘Dança na Justiça’ teve início na noite de terça-feira (20/06), no Espaço Educativo, no Museu da Justiça, no Centro do Rio. O principal ritmo ensaiado na programação será o charme, mas o hip hop, o flashback e outras danças urbanas da cultura “black” também farão parte da grade.   

As aulas serão realizadas todas às terças-feiras, das 18h às 19h e das 19h às 20h, até o encerramento, no dia 12 de dezembro. O projeto também contará com a presença mensal de alguns convidados especiais do mundo das danças de rua, como Helio Cavalcanti, Edmilson Soares e Marcos Popping. 

O ‘Dança na Justiça’ foi planejado pelo Departamento de Sustentabilidade e Divisão Gestão Ambiental da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), em parceria com a servidora Lysbeth Teixeira Alves e o voluntário John Carlos dos Santos Duarte, responsáveis pelo workshop. O projeto conta com o apoio do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, da Escola de Administração Judiciária e do Museu da Justiça, e é aberto e gratuito para os serventuários, colaboradores e participantes dos projetos sociais do PJERJ. 

“Esse é um projeto que a servidora Lysbeth desenvolveu com muito carinho e a gente, da SGSUS, acompanhou de perto esse desenvolvimento, que foi um sucesso absoluto. Nunca imaginei que tantas pessoas gostassem de dançar no Tribunal”, disse o secretário-geral da SGSUS, Antônio Francisco Ligiero, que esteve no lançamento. 

Auxiliar administrativa na SGSUS, a servidora Lysbeth Teixeira Alves, que é professora de dança, contou que projeto surgiu a partir de uma proposta de estimular as pessoas a terem uma vida mais ativa por meio da dança, além de ser um momento de descanso e lazer para o público do TJ.  

“Quando escrevemos o programa Dança na Justiça, estávamos pensando em fazer algo sustentável e que proporcionasse qualidade de vida aos participantes. O importante é fazer as pessoas se mexerem, dançarem”, destacou a servidora, profissional de dança desde 2018. 

O voluntário John Carlos dos Santos Duarte é formado em Administração Industrial, mas, conta, é na dança e no charme que está sua verdadeira paixão. Na infância, ele gostava de dançar músicas folclóricas na escola, mas só conheceu o charme na adolescência, através de um amigo. O dançarino ressalta a importância da Lei Corello, 9.504, que incentiva a promoção da dança charme e da cultura “black’ em instituições e projetos.  

“Eu frequento baile charme desde 1998. E comecei a dançar profissionalmente em 2018. Infelizmente, tem muita gente que não conhece o charme hoje em dia, mesmo ele tendo mais de 40 anos de existência. O primeiro baile charme feito foi em 1980 e quem criou foi o DJ Corello, por isso a lei 9.504 tem o nome dele. Essa lei ajuda a fomentar a dança charme em espaços públicos”, defendeu. 

Entre os alunos da primeira turma que se aventuravam pela primeira vez em um workshop de dança charme estavam o estudante Guilherme Smith de Oliveira, de 20 anos, integrante do projeto do TJRJ ‘Jovens Mensageiros’, que visa inserir jovens em contexto social de risco no mercado de trabalho aumentando a escolaridade deles. 

“Eu nunca tinha feito dança antes, dançava de um modo mais livre, mas sempre tive curiosidade de aprender. Eu vejo o pessoal dançando charme, todo mundo coreografado certinho, e acho muito bonito. Me falaram que o gênero que a gente vai aprender é o charme e eu me inscrevi por isso, porque é uma coisa que eu gosto muito e quero aprender”, afirmou. 

No salão da segunda turma, a técnica judiciária da 27ª Vara Cível Luciane Tinoco da Costa buscava rememorar os passos de dança que tinha deixado para trás. Ela já dança há 20 anos samba, zouk, bolero, forró e salsa, mas estava parada há um tempo e aproveitou o projeto para voltar aos molejos. 

“Eu sempre gostei de dançar e passei a minha vida praticando, principalmente dança de salão. A dança é uma forma de você se expressar e isso sempre me fascinou. Minha expectativa é sair daqui mais leve e tornar minha vida mais leve. Quero voltar a ter a sensação de leveza que a dança me traz”, contou.

 

Confira, abaixo, a programação com os convidados:

 

27/06/2023 - Ritmos
Workshop com o convidado André, da Cia. Mova-se 
 
25/07/2023 - Danças Urbanas
Workshop com o convidado Helio Cavalcante, Rua 21
 
08/08/2023 - Charme
Workshop com o convidado Edimilson Soares, Charme de Rua
 
05/09/2023 - Charme e Flashback
Workshop com os convidados Marquinhos e Simone 
 
10/10/2023 - Charme
 Workshop com o convidado Sebastian
 
07/11/2023 - Charme
 Workshop com o convidado Raphael Rodrigues, Charme Onde?
 
05/12/2023 - Charme
 Workshop com o convidado Grupo Marcos Popping com o Grupo Essência Black