Autofit Section
Presidente do TJRJ reforça importância da presença dos juízes nas comarcas em reunião no 13º NUR
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/05/2023 16:18

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, reuniu-se nesta sexta-feira (12/5) com integrantes do 13º Núcleo Regional (NUR), no Fórum Regional da Barra, e enfatizou a importância da presença dos juízes em suas respectivas comarcas.

O presidente defendeu que a presença do juiz é essencial para a gestão do cartório e para atender às demandas de advogados e jurisdicionados.
Durante a reunião, o presidente Ricardo Cardozo destacou que o que cada magistrado faz reflete no Poder Judiciário como um todo. Ele salientou que o trabalho conjunto e em prol da sociedade é fundamental para o bom funcionamento da Justiça.

A presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, abordou a parceria com a Escola de Administração Judiciária (Esaj) e a Comissão de Monitoramento de Dados, destacando a importância de um trabalho integrado entre as diversas áreas do TJRJ.

A desembargadora também ressaltou a necessidade de se pensar na "justiça do futuro" e no tipo de tribunal que se deseja construir para a sociedade. Para isso, ela defendeu a capacitação e preparação dos juízes como gestores.

Falando sobre a digitalização dos processos, o juiz auxiliar da Presidência Alberto Republicano informou que a prioridade da Administração é a redução de prazos para maior agilidade do serviço.

Além do presidente do TJRJ e da desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, participaram da mesa de trabalhos a dirigente do 13º Núcleo Regional, juíza Juliana Kalichsztein; o diretor do Fórum Regional da Barra, Mario Cunha Olinto Filho; e o secretário-geral da Amaerj, Richard Robert Fairclough. 

O 13º Núcleo Regional compreende os fóruns regionais da Barra, Bangu, Campo Grande, Jacarepaguá, Santa Cruz e o XVI Juizado Especial Civil da Freguesia. A população atendida ultrapassa 1,1 milhão de moradores, segundo dados do IBGE.

 

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e a presidente da Comaq, desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, com os juízes Juliana Kalichsztein, Mario Cunha Olinto Filho e Richard Robert Fairclough em reunião com o 13º NUR.

 

Fotos: Brunno Dantas e Rosane Naylor/TJRJ

 

FB/MB