Autofit Section
Projeto do Museu da Justiça recebe prêmio de melhor sarau de poesia on-line
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/04/2023 16:13

O Sarau do Museu, evento virtual mensal do Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ganhou, nesta terça-feira (11/4), o prêmio de melhor sarau de poesia on-line de 2022, da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ), entidade cultural que, há 34 anos, se dedica à difusão da literatura fluminense, mais especificamente na área da poesia, e que premia, anualmente, programas e projetos culturais brasileiros de destaque. A premiação, de caráter nacional, contempla quatro categorias: “Programa Literário On-Line”, “Projeto Sociocultural”, Sarau Destaque” (presencial) e Sarau Destaque On-Line” (virtual), este último conquistado pelo Sarau do Museu.

Criado em julho de 2020, em plena pandemia da Covid-19, o Sarau do Museu é coordenado e mediado pelos servidores do TJRJ Ricardo Vieira Lima e W. B. Lemos. Ricardo é mestre em Literatura Brasileira pela Uerj e doutor na mesma área pela UFRJ. W. B. Lemos é mestre em Literatura Comparada pela Uerj e doutor na mesma área pela mesma universidade. O Sarau do Museu é um dos desdobramentos do programa “Do Direito à Literatura – Encontros Literários Interdisciplinares”.

Com média de 100 participantes a cada evento, o Sarau do Museu conjuga a fala de críticos especializados (provenientes, em sua maioria, de universidades brasileiras e estrangeiras, além de membros da Academia Brasileira de Letras) com a leitura de poemas, inicialmente feita pelos convidados de cada edição. Na segunda parte do programa, os mediadores abrem o microfone para o público, que participa fazendo perguntas aos convidados e lendo poesia. Todos os eventos são gravados, posteriormente editados e disponibilizados no YouTube do TJRJ.

Ao longo de 2022, o Sarau do Museu contabilizou um público de mais de 1.400 participantes. Como não poderia deixar de ser, em março deste ano, as mulheres foram homenageadas por meio da apresentação de seis representantes da poesia feminina brasileira contemporânea. Neste mês de abril, no próximo dia 28, o Sarau do Museu homenageará a poesia indígena brasileira, trazendo dois poetas – Sony Ferseck (da etnia Macuxi) e Ricardo Tupinambá –, além da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), doutora Maria Inês de Almeida, especialista em poesia indígena oral e escrita.

Não é necessário um cadastro prévio para os servidores participarem do evento. Basta entrar na plataforma Microsoft Teams, no dia e horário marcados, usando o e-mail individual corporativo.

Clique neste link para saber como participar dos programas do Museu da Justiça.