Autofit Section
Justiça encaminha pedido do governo alemão ao IML para que corpo de belga morto por cônsul seja preservado até realização de nova perícia
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/02/2023 20:59

O juiz Gustavo Gomes Kalil, da 4ª Vara Criminal da Capital, após reunião no último dia 15 de fevereiro com Stephan Wiebach – adido da Polícia Federal Criminal da Alemanha (BKA) em São Paulo –, encaminhou ao diretor do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, no Centro do Rio, o ofício do representante alemão solicitando a preservação do corpo do belga Walter Henri Maximilien Biot, encontrado morto no apartamento em que morava com o marido, o cônsul alemão Uwe Hebert Hahn. O companheiro da vítima, acusado de ter cometido o homicídio, está foragido e seu nome está na Difusão Vermelha da Interpol  banco internacional de procurados e foragidos.  

 

O crime aconteceu no dia cinco de agosto de 2022, no interior da residência que o casal dividia em Ipanema, na Zona Sul. O cônsul foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e com a agravante de ter sido contra o seu cônjuge. A denúncia oferecida pelo Ministério Público descreve que o crime foi cometido por motivo torpe, já que o acusado nutria um sentimento de posse pela vítima, subjugando-a financeiramente e psicologicamente e não admitindo que a mesma tentasse estabelecer algum nível de independência, seja economicamente ou estabelecendo relações de amizade com outras pessoas. Além disso, o delito foi praticado com emprego de meio cruel, com severo espancamento, e com recurso que dificultou a defesa de Biot, que se encontrava com sua capacidade de reação reduzida por conta de ingestão de bebida alcoólica e de medicação para ansiedade.  

 

No despacho, o magistrado pede que se oficie com urgência, via e-mail, o diretor do IML perguntando se é viável a solicitação da preservação do corpo do belga e até que data isso é possível, a fim de que seja realizada nova perícia solicitada pelo governo alemão.   

  

Processo Nº 0215839-10.2022.8.19.0001 

 

IA/FS