Autofit Section
Alunos do projeto “Passaporte Universitário” começam a estagiar no Fórum de Maricá
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 10/01/2023 19:20
Parceria é fruto de convênio entre TJRJ e prefeitura

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro abraçou o programa “Passaporte Universitário”, que permite a moradores de baixa renda de Maricá acesso totalmente gratuito ao ensino universitário em instituições privadas. O convênio, que permitirá o ingresso desses estudantes no Fórum de Maricá como estagiários, foi assinado no fim do ano passado entre o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e a secretária de Educação do município, Adriana Luíza Costa.  

Na manhã desta terça-feira (10/1), foi promovida uma solenidade de recebimento desses estagiários, que terão oportunidade de aprender e conviver, na prática, com o ambiente jurídico. A partir de agora, eles cumprirão cargas horárias nas dependências do Poder Judiciário. 

Diretora do Fórum de Maricá, a juíza Criscia Curty de Freitas Lopes falou da rica experiência que os estudantes terão no convívio com o meio jurídico.  

“É um projeto de importante cunho social, abraçado pelo presidente do Tribunal, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e por nós. Vamos doar nosso tempo por um bem maior que é a formação desses jovens e pelos laços que temos com o Município de Maricá. Sem dúvida, um convênio inovador. Saudamos a todos que hoje chegam e desejamos que aproveitem ao máximo essa experiência”, disse a juíza Criscia Curty, que também é titular do Juizado Especial Cível de Maricá.  

O Projeto 

O projeto “Passaporte Universitário” foi criado em 2019 para facilitar o acesso de moradores de Maricá ao ensino superior. O município arca com todos os custos do aluno cadastrado e, em contrapartida, esses jovens participam de estágios em órgãos públicos, como uma forma de retribuir ao poder público o benefício que estão recebendo, além de contribuir, com os estágios para a formação profissional dos alunos. Até o momento, já foram concedidas mais de seis mil bolsas de estudos, de acordo com a prefeitura. 

Nessa primeira etapa foram recebidos pelo Fórum de Maricá 49 estudantes de um total de 98 alunos do curso de Direito. A juíza Criscia Curty destacou ainda que todos terão experiência no dia a dia de Varas Cíveis, Criminais e de Família. 

O presidente da subseção da OAB de Maricá, Eduardo Carlos de Souza, esteve presente à cerimônia e, como colaborou para que a parceria entre o TJRJ e a Secretaria Municipal de Educação de Maricá fosse concretizada, declarou que o momento era a realização de um sonho. 

“Hoje, para mim, é a realização de um sonho que se concretiza com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a recepção desses estagiários. É fruto também da sensibilidade da juíza Criscia. Os estudantes terão aqui o primeiro contato com a Justiça fazendo um bem para eles e para a sociedade como um todo”, ressaltou. 

A juíza Criscia Curty fez questão de parabenizar a todos os magistrados da comarca que atuaram ativamente para a realização do convênio e citou também o juiz Ricardo Pinheiro Machado, titular da Vara de Família, Infância, Juventude e Idoso que não pôde comparecer à solenidade por estar de férias. 

Também participaram da solenidade a secretária municipal de Educação de Maricá, Adriana Luíza da Costa; o juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, titular da Vara Criminal e Juizado Criminal Adjunto da Comarca de Maricá; o juiz Henrique Gonçalves Ferreira, em atuação na 2ª Vara Cível de Maricá e a juíza Luciana Estiges Toled, titular da 1ª Vara Cível de Maricá, entre outros. 
   
PF / MB

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Educação de Maricá