Autofit Section
TJ assina convênio para fomentar condição socioeconômica de famílias em vulnerabilidade
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/12/2022 21:14

Destaque entre instituições por sua forte preocupação social, o Tribunal Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) estabelecerá mais uma iniciativa voltada a fomentar a condição socioeconômica de famílias em situação de vulnerabilidade social. Na próxima quarta-feira (14/12) o Tribunal e o Instituto Dara assinam termo de colaboração visando desenvolver estratégias e ações para o atendimento de 50 famílias encaminhadas pela 1ª e 2ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital.  

A proposta foi apresentada pela Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas de Infância e Juventude e Idoso (CEVIJ). O projeto Piloto vai capacitar profissionais do Tribunal e atuará no auxílio de 50 famílias com processos de crianças acolhidas em situação de vulnerabilidade social.  

A metodologia a ser utilizada será o Plano de Ação Familiar (PAF), elaborado pelo Instituto Dara. O plano consiste em criar metas e ações integradas de saúde, moradia, renda, cidadania e educação, para que essas famílias possam atingir a autonomia financeira. Trata-se de aumentar as possibilidades de reintegração familiar, que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é a primeira providência tomada pelas equipes das varas após o acolhimento institucional.  

O Instituto Dara 

O Instituto Dara é uma organização da sociedade civil que atua para promover a saúde e o desenvolvimento humano por meio da implementação e da disseminação de uma abordagem integrada de combate à pobreza.  Foi fundado pela médica Vera Cordeiro, em 1991, com um grupo de profissionais do Hospital da Lagoa, no Rio. O Instituto Dara tem sede em Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), representações em Brasília (DF), em São Paulo (SP) e em Nova York (EUA). 

MG/FS