Autofit Section
Juiz Sergio Luiz de Souza recebe Prêmio Innovare por projeto "Doe um Futuro"
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/12/2022 23:01

O juiz Sergio Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, recebeu, na última quarta-feira (07/12), o Prêmio Destaque no Prêmio Innovare 2022 pelo projeto "Doe um Futuro". Essa foi a 19ª edição da premiação e a primeira desde 2019, por causa da pandemia de COVID-19, realizada presencialmente.  

"É uma honra e uma alegria ganhar pela segunda vez o Prêmio Innovare e trazer para o Tribunal do Rio mais esse prêmio, que lança luz sobre os projetos. Ele traz para sociedade todas as iniciativas, premiadas ou não, por causa da divulgação", disse o magistrado, vencedor em 2015, na categoria juiz,  pelo programa  “Apadrinhar- Amar e Agir para materializar sonhos”.


“O Doe um futuro” funciona dentro do Projeto de Apadrinhamento da 4ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso da Capital. Através da iniciativa, os padrinhos financiam cursos profissionalizantes para os adolescentes em situação de vulnerabilidade. O objetivo é impulsionar a formação profissional desses jovens. Ao todo, mil adolescentes já foram beneficiados.


“Nós temos adolescentes que, ao completarem 18 anos, devem deixar o abrigo. Por isso a profissionalização é importante. A ideia do ‘Doe um futuro’ é conceder ao jovem a autonomia financeira, a possibilidade de se sustentar exercendo atividade laborativa”, explica o juiz Sergio Ribeiro.


Ele ressaltou que a maioria dos projetos oferece a possibilidade de participação da sociedade civil, o que ajuda a alavancar as ideias.

"É um prêmio que eu divido de coração com todos os padrinhos do projeto, pois só daria certo por causa deles. Precisávamos de cursos para todos os adolescentes e conseguimos, com colegas ajudando até seis apadrinhados", agradeceu. 

O magistrado relembrou que o Senac, que já tem parceria com o Tribunal de Justiça do Rio, irá oferecer ao Doe um Futuro 150 vagas para cursos gratuitos a adolescentes em situações de vulnerabilidade. A ideia é expandir a oferta para outras cidades do estado, incluindo jovens da área protetiva e da área socioeducativa. Um exemplo de como a premiação pode atrair mais parceiros e padrinhos. 

A iniciativa foi implementada com a ajuda da Comissária de Justiça Vânia Dias da Paixão, do TJRJ; da empresa de publicidade Vitório CI, que provê a página www.apadrinhar.org e das equipes técnicas da Vara da Infância e Juventude e dos serviços de acolhimento. Também dão apoio ao projeto a Multiplan, Instituto Atitude e a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).


JGP/FS