Autofit Section
Dia Internacional do Voluntariado: Programa do TJRJ já recebeu mais de quatro mil colaboradores
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/12/2022 17:53

 
Comprometimento, interesse e muita vontade de conquistar espaço com novas experiências. Essas são apenas algumas características de um voluntário que cede parte do  tempo para ajudar uma instituição a funcionar de forma célere e eficaz gratuitamente, sem vínculo empregatício. O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado no dia 5 de dezembro e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) comemora e valoriza quem agrega trabalho, disposição e conhecimento junto ao Judiciário.

 
Dann Quadros Lannes de Oliveira, de 23 anos, passou por essa experiência. Estudante do 9° período do curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele atuou como voluntário na Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (VEMSE) em 2019 e desde agosto deste ano é servidor público, desempenhando a função de Técnico de Atividade Judiciária na 29ª Vara Cível da Capital do TJRJ. Ele acredita que a experiência no serviço voluntariado foi fundamental para conquistar essa oportunidade e exercê-la com mais competência.

 
“A experiência de ser voluntário na VEMSE foi enriquecedora, meu primeiro contato com a atividade jurídica. Além de fortalecer os conhecimentos jurídicos, foi possível conhecer pessoas, desenvolver as habilidades de trabalho em grupo, discutir casos, compreender a realidade, as demandas e os desafios do Poder Judiciário”, destaca o servidor.

 
Ele acredita que o papel do voluntário é fundamental. E explica que é com a ajuda de 30 voluntários que o processamento da vara está estabilizado.
 

“O mais importante do trabalho voluntário é o potencial de transformação do indivíduo, desenvolver um sentimento de pertencimento e de solidariedade. Uma sensação de fazer parte de algo maior. Juntos, nós voluntários estamos doando tempo e comprometimento para a execução de atividades que somadas possuem um valor enorme para o Judiciário e para a sociedade. E tenho certeza que toda a dedicação para o bem retornará de alguma forma”, afirma.

 
Desenvolvido pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), o Programa de Voluntariado do TJRJ foi criado em 2014 e, desde então, vem estimulando a integração de seus participantes com o ambiente jurídico-social, por meio de ações participativas que ampliem o sentido da responsabilidade social coletiva. Por outro lado, o Poder Judiciário é beneficiado com a atuação dessas pessoas, que podem prestar auxílio em diversas frentes. 
 
O serviço voluntário é exercido mediante Termo de Adesão e o público alvo é o de estudantes de Ensino Superior ou graduados, maiores de 18 anos, e de servidores aposentados – todos selecionados de acordo com a disponibilidade nas unidades do tribunal. Em oito anos, o programa já recebeu mais de 4.200 voluntários, sendo que 430 desse total prestam trabalho atualmente.

 
Segue o link para acessar a RAD-GABPRES-019 e seus formulários na íntegra: /web/guest/1323/-/rad/listar/662  
Contato: (021) 3133-2551 / 3133-3198 (e-mail: gabpresdeape@tjrj.jus.br).

 
SV/FS
 
Foto: Brunno Dantas/ TJRJ