Autofit Section
Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis participa de operação para proteção à criança e ao adolescente
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/11/2022 15:53

Buscando realizar ações de proteção à criança e ao adolescente, além de prevenção de atos infracionais, foi realizada no último dia 18, em Teresópolis, na Região Serrana do estado, uma operação conjunta da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da comarca com o 30º Batalhão de Polícia Militar, as Secretarias Municipais de Fazenda (fiscalização tributária e de posturas), de Saúde (vigilância sanitária), além das áreas de Segurança Pública (Guarda Civil Municipal – Grupamento de Trânsito, Ronda Ostensiva Municipal- Romu e Operações com Cães), Meio Ambiente e também o Comissariado de Justiça e dos dois Conselhos Tutelares. 

Na iniciativa, realizada na noite de sexta até o início da madrugada de sábado, foram realizadas abordagens, revistas em veículos e buscas pessoais, visando a identificar crianças/adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em relação a estabelecimentos comerciais, foram verificados consumo de bebidas alcoólicas irregularmente comercializadas a menores, validade de alvarás, verificação de denúncias de perturbação do sossego com aferições técnicas, inspeções de vigilância sanitária, além de ações de ordenamento público e fiscalização de trânsito.  

Como resultado da iniciativa houve a interdição de 16 estabelecimentos por irregularidades, uma notificação de embargo e um auto de infração,  quatro notificações; um auto de infração por falta de alvará e um auto de apreensão;  uma notificação por excesso no uso de mesas e cadeiras na calçada; quinze veículos removidos ao depósito público, sendo três carros de passeio e doze motocicletas, sendo expedidas trinta e uma notificações de trânsito pela Guarda Civil Municipal. Houve ainda quatro detidos por posse e uso de drogas e apreensão de material entorpecente (105g de maconha) e um detido por fornecer bebida alcoólica a menor devidamente acolhido, com o acionamento do respectivo responsável pelo Conselho Tutelar e comissário de Justiça. 

A juíza Vania Mara Nascimento Gonçalves, titular do juízo, destacou a relevância da ação. “É importante verificarmos questões como alvará, menores bebendo e outras para que possamos ter uma cidade tranquila”, afirmou no início dos trabalhos.