Autofit Section
Cristo Redentor será iluminado na cor laranja em homenagem às mulheres vítimas de violência e feminicídio no Brasil
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/11/2022 19:32

Arte com  a imagem do Cristo Redentor de costas, com filtro rosa e laranja e texto "Campanha pelo fim da violência doméstica contra a mulher em alusão aos 21 dias de ativismo"


O Cristo Redentor, um dos cartões-postais mais conhecidos no mundo, será iluminado na cor laranja na quarta-feira (23/11), às 18h30, para homenagear às mulheres vítimas de violência e feminicídio no Brasil e chamar atenção da sociedade para refletir sobre as ações de combate à violência contra as mulheres. Integrantes da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, demais membros da rede de enfrentamento à violência contra mulher e líderes religiosos participarão da cerimônia no Santuário Cristo Redentor.  

A iniciativa faz parte de uma série de ações que serão promovidas pela COEM em alusão a campanha mundial dos ‘21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ e conta com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Coordenadoria de Defesa da Mulher); Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher); Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher); Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Patrulha Maria da Penha); Guarda Municipal do Rio (Ronda Maria da Penha); e Secretaria Especial Municipal de Políticas e Promoção da Mulher. 

Além do cartão postal carioca, todos os fóruns do TJRJ da capital serão iluminados na cor laranja. O Cristo Redentor de Itaperuna, na região Noroeste fluminense, também receberá a iluminação especial. Em 2021, a imagem se tornou a primeira do Brasil a ser reconhecida oficialmente como monumento irmão pelo Santuário Cristo Redentor.  

Durante a campanha, especialmente na semana de 21 a 25 de novembro, os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher intensificarão as audiências.  

Mais ações 

No dia 21 de novembro, o VI Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Regional da Leopoldina - com apoio da Ronda Maria da Penha, Patrulha Maria da Penha e Polícia Civil – realiza o evento ‘Papo de Mulher: quebre o ciclo da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher’.  

No dia 22, juízas integrantes da COEM participarão do curso de capacitação destinado a todos (as) os inspetores de polícia que atuam nas Delegacias de Atendimento à Mulher da Secretaria Estadual de Polícia Civil.

Entre os dias 21 e 25 de novembro, a comarca de Rio das Flores, na Região Serrana do Rio, realiza o evento ‘Justiça com as Flores’, uma capacitação da rede para criação de uma parceria institucional para garantir de forma integrada serviços especializados de violência contra meninas e mulheres, sempre que procurarem a Justiça, os órgãos de proteção e os canais de denúncia da comarca. A iniciativa contará com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Centro Integrado, Defensoria Pública e Ministério Público. Na ocasião, será implantado o projeto Violeta e Violeta Laranja na comarca de Rio das Flores.

Também no dia 25 de novembro, a coordenadora da COEM, desembargadora Suely Magalhães, participará do evento ‘A Arte como Instrumento Transformador no Enfrentamento da Violência Contra a Mulher’. O encontro marcará o lançamento da cartilha “Vamos Conversar Sobre Violência contra a mulher” do Ministério Público do Rio. 

No mesmo dia, o shopping New York City Center, na Barra da Tijuca, inaugura o ‘Espaço Mulher’, local dedicado exclusivamente ao atendimento de mulheres que tenham sofrido algum tipo de violência doméstica. A iniciativa é da COEM, através do VII Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Barra da Tijuca, em parceria com a OAB/Mulher. No ‘Espaço Mulher’, as vítimas encontrarão acolhimento e serão atendidas por advogadas voluntárias que prestarão um atendimento humanizado, sigiloso e totalmente gratuito. Após orientação da equipe, as medidas protetivas poderão ser feitas online no site do TJRJ - pela própria vítima - e encaminhadas para o juizado da Barra da Tijuca ou, dependendo da origem do caso, para qualquer outro juizado da cidade. O horário de funcionamento será das 10h às 15h, às segundas e terças-feiras, no estacionamento subsolo do shopping. 

No período de 16 de novembro a 9 de dezembro, magistradas integrantes da COEM serão palestrantes do Curso para Atuação na Ronda Maria da Penha – Guarda Municipal. O objetivo é capacitar o efetivo para coibir a violência contra a mulher e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas expedidas por autoridade judiciária. 

Já no dia seis de dezembro, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de São João de Meriti promove o evento “Vamos conversar? A justiça quer ouvir você”, em que apresenta a rede de enfrentamento a todas as mulheres com medida protetiva de urgência deferidas no juizado. 

Também no dia seis, será celebrado o dia do ‘Laço Branco’, data que marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A ação será realizada com a Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Instituto Papo de Homens e Polícia Militar. 

Mais duas ações, ainda sem data definida, serão realizadas durante a campanha: debate voltado para a mulher negra, com a colaboração do Grupo de Trabalho de Políticas para Mulheres Negras; e capacitação dos profissionais de beleza (Senac) do projeto ‘Mãos Empenhadas’.    
 
IA/FS