Autofit Section
Programa de Aprimoramento de Mediadores debate comunicação não violenta em novo encontro
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/10/2022 19:43

Imagem realizada durante palestra. Ao fundo, palestrante de pé, branco, camisa azul e calça escuro. Atrás dele um quadro branco. Em volta, uma roda formada por mediadores do TJRJ.                                                                                              Palestrante Sérgio Harari durante sua fala para os mediadores do TJRJ 

 

Os mediadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) se reuniram, nesta terça-feira (18/10), em uma palestra do Programa de Aprimoramento de Mediadores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Neste encontro, eles puderam debater as dinâmicas para entender, analisar e solucionar casos a partir da comunicação não violenta e da percepção das emoções.

De acordo com o palestrante Sérgio Harari, mediador especialista em comunicação reparativa, uma tarefa fundamental para responder aos desafios e situações difíceis em conflitos é entender as emoções. Harari acredita que os sentimentos são como um termômetro e um indicador que apontam para as necessidades pessoais, uma informação importante que precisa ser bem utilizada. 

"É preciso fazer uma leitura dos sentimentos para chegarmos às nossas necessidades. Se eu compreender a necessidade humana da outra pessoa, eu posso me conectar melhor e então pensar em estratégias para facilitar a conversa", afirmou. 

Durante as dinâmicas propostas aos participantes, simulando cenários de encontros, o mediador Philipe Lantos, palestrante convidado, recordou que é importante, desde o início, anotar os medos e preocupações das partes na hora de mapear os conflitos. Ele acredita que as transformações dependem de compreender e lidar com os sentimentos. 

"O que nos torna bons ouvintes é dar opções, e apresentarmos avaliações à medida que vamos escutando, evitando que a gente dê conclusões imediatas. Perguntar e checar as reações permite uma aproximação diferenciada", completou. 

JGP/MB

Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ