Autofit Section
TJRJ promove Semana da Mediação e Conciliação no Fórum de Jacarepaguá para atender idosos com ações na área da saúde privada
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/10/2022 19:44

O sorriso tímido de Renato de Carvalho Tavares, de 65 anos, não deixava dúvidas: ele havia chegado a um acordo com a Amil em audiência realizada durante o primeiro dia da Semana da Mediação e Conciliação para pessoas idosas no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A disputa judicial vinha tirando a tranquilidade e o sono do aposentado. Ele precisou recorrer à Justiça para que sua esposa, de 61 anos, realizasse uma cirurgia de ponte de safena. 

“Ela precisava fazer a cirurgia no dia 1° de abril e a Amil não quis arcar com o custo do procedimento. A minha mulher estava correndo risco de morte e fui forçado a entrar na Justiça através da Defensoria Pública. Conseguiu operar no dia 26 abril de 2022. E hoje, resolvi todo o processo. Não só houve cancelamento da cobrança, como também receberei indenização”, contou. 

A audiência de Renato foi apenas uma das várias previstas para acontecer entre os dias 17 e 21 de outubro envolvendo a Amil e seus clientes, especialmente os idosos, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. As sessões são mediadas por profissionais capacitados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJRJ.  

Gloria Berlim, de 67 anos, é uma das mediadoras. Apesar de aposentada, ela trabalha no Cejusc voluntariamente há 10 anos e diz que se sente feliz em poder auxiliar na mediação, principalmente quando incluem casos envolvendo idosos. 

“É gratificante ajudar os idosos. Sinto, também, que estou contribuindo para desafogar o Judiciário fluminense. Durante a sessão, o idoso tem a oportunidade de ser ouvido, orientamos e apresentamos, no caso dessa semana, a proposta da Amil. Muitos casos que acompanhamos me emocionam. Ao se tratar de idosos que fazem parte da minha faixa etária, que são mais vulneráveis, me emociono mais ainda”, destacou. 

Na sala ao lado, o advogado André da Silva Ramos, de 42 anos, representava o pai na ação movida pelo idoso. Ele não compareceu por problemas de saúde. A reclamação também foi relacionada à necessidade de fazer uma cirurgia de emergência com autorização do plano. 

“Meu pai estava com suspeita de câncer. Por conta da gravidade do possível diagnóstico, ele precisou fazer a cirurgia. Na época, não dava para aguardar um tempo maior e, como era uma doença grave, ele optou por arcar com os custos e pleitear o reembolso na Justiça. Por conta desse custo, entramos com uma ação na 4ª Vara Cível de Jacarepaguá. Recebi um convite na semana passada do Cejusc para participar da mediação e consegui conquistar o direito ao reembolso”, explicou. 

Para a coordenadora do Cejusc de Jacarepaguá, a juíza Lísia Carla Vieira Rodrigues, a iniciativa viabiliza a possibilidade de se obter um entendimento satisfatório e célere para as partes por meio da mediação e evita uma situação conflituosa com possível desgaste diante das etapas de um processo judicial. 

“A iniciativa tem o objetivo de acelerar os processos porque recebemos muitas demandas e, normalmente, as que envolvem idosos precisam de uma atenção especial. O mês escolhido para o evento é por ser dedicado à atenção da pessoa idosa. Por conta disso, resolvi fazer, com o apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), um evento voltado para ações envolvendo planos de saúde da Amil. Home Care, urgência em relação a prazo de carência, reajuste com plano de saúde são os casos mais comuns”, destacou a magistrada. 

Gerente jurídico da Amil, o advogado Alfredo Viana, que trabalha há oito anos na empresa, disse que é um prazer participar do evento porque busca com a iniciativa meios de conciliação entre as partes. Ele disse que a primeira impressão foi positiva. 

“A iniciativa aconteceu após uma abordagem da juíza que nos indicou alguns processos do mutirão. A primeira impressão é positiva. Sair do escritório e estar no tribunal é uma maneira de revitalizar o convívio e o contato. É um público que precisamos ter atenção redobrada”, afirmou. 

O Fórum de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, fica na Rua Professora Francisca Piragibe, 80, térreo. O atendimento acontece das 11h às 18h. 

Quem mora na região de Jacarepaguá e quer participar precisa solicitar uma mediação pré-processual. Para isso, basta acessar este link

Já quem possui uma ação ajuizada deve enviar um e-mail para jpacentromediacao@tjrj.jus.br, mencionando o número do processo.  

As sessões serão mediadas por profissionais capacitados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).  

Palestras no Fórum de Jacarepaguá  

Além das sessões de mediação e conciliação, o Cejusc de Jacarepaguá promove palestras, no dia 21/10, a partir das 15h. Os encontros vão abordar os temas "Saúde Mental do Idoso" e "Saúde Mental no Mundo Pós-pandemia". 

SV/MB/FS