Autofit Section
IETE: versatilidade e eficiência
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/09/2022 16:19
Conheça a assistente virtual do TJRJ que ajuda magistrados e servidores a usarem o PJe

Ao utilizar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) há dois anos, o juiz Alberto Republicano, então titular do 4º Juizado Especial Cível de Nova Iguaçu, não economizou nos chamados ao setor de tecnologia da informação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Foram 127 solicitações.

Na época, o setor de tecnologia respondeu que 109 delas resultavam da falta de conhecimento do usuário, não de eventual erro de sistema. O PJe era uma novidade no Judiciário fluminense.

Se o juiz tivesse as mesmas dúvidas neste ano, talvez não precisasse realizar tantos chamados. Desde o fim do ano passado, o TJRJ desenvolveu uma assistente virtual que auxilia servidores e magistrados – a IETE, localizada na Plataforma Teams. (veja abaixo como acessá-la).

A IETE é um chatbot que agiliza a vida de quem usa o PJe, o sistema que unifica os tribunais brasileiros e otimiza os trâmites processuais. “Nós precisávamos de uma ferramenta que viesse facilitar e ela é autoexplicativa”, avalia o juiz Alberto Republicano.

Durante a entrevista, o magistrado usou a IETE e digitou diferentes termos. Ao pesquisar por “carta precatória”, a assistente retorna em segundos com opções como: “digitação de carta precatória”, “expedição de carta precatória”, “distribuição de carta precatória”, “envio após a assinatura” e “tribunais que já aderiram ao PJe”. Cada opção abre um leque de explicações e referências.

Outros termos foram pesquisados pelo juiz durante a entrevista, como “sentença” e “turma recursal”. Na primeira resposta, a IETE apresenta opções. No segundo, a assistente sugere uma interlocução com outros sistemas para otimizar a entrega de resultados.
Com uma interface humanizada (a IETE tem uma aparência robótica), é possível listar qualidades ao chatbot: versátil, intuitiva, simpática. Quanto mais utilizada, mais “entende” as demandas dos usuários e, assim, aumenta a quantidade de dados disponíveis para consultas e esclarecimentos.

“A gente está acostumado a utilizar chatbots de empresa, que são desesperadores. O TJRJ abastece a IETE com tudo sobre o PJe e entrega bons resultados”, afirma Alberto Republicano.

FB/MB