Autofit Section
Duzentos anos do Tribunal do Júri no Brasil: TJRJ realiza Júri Simulado do caso “A Fera de Macabu” 
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/08/2022 11:50

Em comemoração aos 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realiza na sexta-feira (19/8), às 13h, o Júri Simulado do caso “A Fera de Macabu” no Salão Histórico do I Tribunal do Júri, localizado no Museu da Justiça, no Centro. O caso a ser julgado é considerado um dos mais controversos do Brasil.   

Manuel da Mota Coqueiro, apelidado de “A Fera de Macabu”, foi um importante fazendeiro da região Norte Fluminense condenado à pena de morte por, suspostamente, ter mandado matar toda uma família de colonos.  

O desembargador Fábio Uchôa representará o presidente da sessão do Júri Simulado. A acusação será realizada pela procuradora de Justiça, Patricia Glioche, e a defesa pelo presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal -RJ (ANACRIM), advogado e professor, Flávio Fernandes. Os três participaram do último Júri realizado no antigo Palácio da Justiça em maio de 2009.  

O evento, promovido pela Comissão Acadêmica da ANACRIM-RJ e pelo Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estácio de Sá de Copacabana, é destinado aos estudantes de Direito da Unesa e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). 

Serviço 

Júri Simulado caso “A Fera de Macabu” 

Data: 19/08 

Horário: 13h 

Local: Salão Histórico do I Tribunal do Júri, no Museu da Justiça. Rua Dom Manuel, 29 – Centro