Autofit Section
“Se Renda à Infância”: parte do Imposto de Renda pode ajudar crianças
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 15/03/2024 16:10

Em parceria com a Receita Federal, O Conselho Nacional da Justiça (CNJ) lançou, na última terça-feira (12/3), a quarta edição da campanha “Se renda à infância”. A iniciativa possibilita destinar, na Declaração do Imposto de Renda, parte do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional, Distrital, Estaduais e Municipais). A ação que contribui para financiar projetos de promoção da saúde, educação, capacitação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, além do combate à violência e ao trabalho infantil tem o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

 
Como aderir à campanha

Nesta sexta-feira (15/03), começa o período de Declaração de Imposto de Renda. Para destinar até 3% do imposto devido diretamente na Declaração para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, os contribuintes pessoas físicas devem optar pela Declaração por Deduções Legais (Declaração Completa).
Depois que a declaração é preenchida com as informações de rendimentos e despesas, o programa disponibilizado pela Receita Federal calcula automaticamente o valor limite individual. Não há custo adicional para o contribuinte.


A campanha
Desde 2021, o CNJ promove a campanha “Se Renda à Infância”.  O objetivo é incentivar a realização de projetos voltados à promoção de direitos e cidadania de crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de risco e vulnerabilidade.

Conheça a Campanha do CNJ https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/pacto-nacional-pela-primeira-infancia/campanha-se-renda-a-infancia/ 

 

Departamento de Comunicação Interna