Autofit Section
Estudar para qualificar: jovens dos projetos se inclusão social do TJRJ participam do 1º encontro das oficinas de língua portuguesa
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 07/03/2024 16:36


“Podem tirar tudo de vocês, os bens, os relacionamentos, mas não podem tirar o que vocês aprendem ao longo da vida. Não podem tirar o conhecimento”. Com essa declaração, a juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros abriu o 1º encontro do ano do projeto “Estudar para qualificar”, uma parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que oferece reforço escolar aos integrantes dos projetos de inclusão social do TJRJ.

Jovens dos projetos “Justiça para os Jovens”, “Começar de novo” e “Inclusão legal” se reuniram no auditório Desembargador José Navega Cretton, nesta quinta-feira (07/03), para assistir à palestra dos alunos bolsistas da UERJ que esclareceu a metodologia de ensino e os objetivos das oficinas semanais de língua portuguesa. As aulas serão todas as quintas-feiras, das 10h ao meio-dia, na Escola da Magistratura (EMERJ). 

“Nós partimos do pressuposto de que a língua portuguesa são várias línguas portuguesas, que variam no tempo, no espaço, nas classes sociais. Partimos do princípio da variação linguística, trabalhamos com os jovens a partir da língua que eles falam cotidianamente, fazendo o caminho para que seja usada a língua mais valorizada socialmente, que é aquela que vai abrir portas no mercado de trabalho e na continuidade dos estudos”, destacou a coordenadora do projeto Letra Jovem da UERJ, Marcia Lisbôa. “Queremos que eles entendam que não existe falar errado, mas existe falar adequadamente em cada situação, em cada contexto”, concluiu a professora. 

As aulas são organizadas por tema. O tema deste primeiro encontro foi “Racismo e antirracismo”. Este ano, a parceria do Tribunal coma Universidade completa 10 anos. 

Também participaram do encontro Antônio Francisco Ligiero, secretário-geral da SGSUS; Andrea Christina Vaz Barbosa, diretora do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade (DEAJU); Luis Felipe Fleury Correa, diretor do Departamento de Sustentabilidade;  Marcia Fayad, diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade (DIISO); e os bolsistas da UERJ Camila Ferreira, Cauã Bandeira, Nívea Santos e Carolina Martins.

 



Fotos: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna