Autofit Section
TJRJ segue cronograma para a implantação do Eproc no segundo semestre
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 04/03/2024 17:52

TJRJ segue cronograma para a implantação do Eproc no segundo semestre

 

No início do segundo semestre, o sistema de processo judicial eletrônico Eproc começará a ser implantado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). As Varas de Execução Fiscal serão as primeiras a trabalhar com o novo sistema.

O juiz auxiliar da Presidência responsável pela área da Tecnologia da Informação do TJRJ, Alberto Republicano de Macedo Júnior, explicou que o TJRJ está seguindo um cronograma traçado junto aos tribunais do Rio Grande do Sul (TJRS) e Federal da 4ª Região (TRF4). “Nós dependemos de toda a capacitação técnica, de infraestrutura e negocial desses dois tribunais parceiros”, destacou o juiz.

A primeira etapa concluída do projeto foi a capacitação da área técnica, finalizada no dia 9 de fevereiro. A próxima será entre 1º e 5 de abril, quando o TJRJ enviará ao TJRS uma equipe de 18 pessoas para absorver a capacitação negocial, o que significa efetivamente aprender a usar o sistema. Toda as etapas de implantação do sistema são realizadas em conjunto com os tribunais de Minas Gerais (TJMG) e do Acre (TJAC).

“É um sistema mais simples, mais amigável, mais intuitivo, que comporta maior automação, além de nos permitir a participação ativa da governança do sistema, com o controle e desenvolvimento de novas funcionalidades. Antes de cada serventia receber o Eproc, não importa qual a competência tem, magistrados e servidores serão capacitados. Ninguém receberá o Eproc sem conhecer e dominar o sistema”, garante o juiz.

Consolidado como o meio tecnológico que garante agilidade, segurança, transparência e eficácia à prestação jurisdicional, o sistema foi totalmente desenvolvido por servidores da área de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 4ª Região, com total segurança das informações e baixo custo para os cofres públicos.

Dessa forma, escolha do TJRJ pelo Eproc, um sistema já consolidado, reflete o compromisso do Tribunal com a melhoria contínua dos serviços judiciários, garantindo um sistema ágil e acessível a todos os usuários.

“Aqui no TJRJ, estamos desenvolvendo a arquitetura e a infraestrutura do sistema integralmente em nuvem”, concluiu o juiz.

 

Departamento de Comunicação Interna