Autofit Section
TJRJ lança a Revista de Direito totalmente digital com artigos de ministros dos tribunais superiores
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 19/12/2023 15:21

 

A Revista de Direito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, uma ferramenta de divulgação do conhecimento para a reflexão do sistema de Justiça, traz agora um trabalho de vanguarda, com artigos que dão mais ênfase à parte doutrinária voltados para a área acadêmica, assinados por ministros dos tribunais superiores e professores universitários.

A nova edição totalmente digital foi lançada na última segunda-feira (18/12), no Foyer do Plenário Estenio Cantarino Cardozo, no 10º andar do Fórum Central, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; dos desembargadores Humberto Dalla, Alexandre Câmara e Eduardo Klausner, das juízas Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, Renata Guarino, auxiliar da presidência, Márcia Succi e Érica da Cunha.

“A revista é um depositário de artigos provenientes do mundo acadêmico, dos nossos juízes e de todos os operadores que se propuserem a escrever, a pensar, e desejarem transmitir conhecimento. O que queremos é a produção de conhecimento, e nada melhor do que uma Revista moderna como estamos apresentando”, ressaltou o desembargador Ricardo Cardozo ao agradecer à equipe que trabalhou na produção da Revista.

Sob a coordenação do desembargador Humberto Dalla Bernardina de Pinho, editor-chefe, que também assina um dos textos, a publicação conta com o Conselho Editoral formado pelo juiz Antonio Aurelio Abi Ramia Duarte; e pelos professores Ana Paula Delgado, diretora do Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento, Clarissa Maria Brandão Kowarski, Guilherme Sandoval Góes e Siddharta Legale.

O desembargador Humberto Dalla destacou: “Eu vejo nessa edição a possibilidade de trazer para o Judiciário algumas reflexões acadêmicas e, ao mesmo tempo, pontuar questões que de fato temos aqui no dia a dia. Vamos procurar teorias, mas a partir de casos concretos, a partir de problemas que estão afligindo a população brasileira e que estão sendo trazidos para que o Judiciário possa resolver”.

Humberto Dalla explicou ainda que a versão digital, a versão PDF, é indexável e torna mais fácil a busca por termos ou expressões, uma vez que o pesquisador pode ir direto ao índice, clicar nos hiperlinks, buscar palavras-chave, fazer buscas entre edições daquela mesma revista. O desembargador esclareceu que, muitas vezes, essa revista está indexada a outras bases de dados, o que facilita sua consulta até mesmo pelos buscadores tradicionais da internet.

“A revista do TJRJ é uma referência científica no Estado do Rio de Janeiro, sempre trazendo um material importante, o que a torna consulta necessária para todos os profissionais de Direito”, destacou o juiz Antonio Aurelio Abi Ramia Duarte.

A primeira edição

Essa edição apresenta temas como a proteção dos direitos do povo Yanomami, a análise da perícia pelo juiz, espécies de abuso de Direito Processual e Processo Penal Cooperativo, entre outros.

O ministro Luiz Fux (STF) e o advogado Rodrigo Fux escrevem sobre o Novo Código de processo Civil à luz das lições de José Carlos Barbosa Moreira; o corregedor-geral de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão (STJ), apresenta um balanço das atividades da Corregedoria; e o ministro Marco Aurélio Belizze Oliveira faz uma revisão crítica sobre os pressupostos da fraude à execução na legislação brasileira.

Também assinam os artigos Lorenzo Bujosa Vadell, presidente do Instituto Iberoamericano de Direito; desembargadores Cristina Tereza Gaulia e Eduardo Antônio Klausner; os juízes Rafael Estrela Nóbrega e Anderson de Paiva Gabriel; os professores Fernando Barroso de Deus, Ana Paula Teixeira Delgado, Edilson Vitorelli, Clayton Maranhão, Flavia Pereira Hill e Marcia Cristina Xavier de Souza; os advogados Rafael D’Avila Matias Ferreira, Fernanda Tereza Melo Bezerra e Luiza Mendes Louzada.

A submissão de artigos é aberta aos profissionais de Direito e acadêmicos pelo e-mail  decco.revistadireito@tjrj.jus.br. Serão aceitos artigos em português, italiano, alemão, inglês e espanhol.

Para acessar a Revista de Direito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, clique aqui.

 

Assista ao vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação Interna (DECOI):

 

Departamento de Comunicação Interna