Autofit Section
Vara da Infância e Juventude da Capital ouve adolescentes vítimas de "fake nudes"
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/12/2023 23:34

A juíza Vanessa Cavalieri, titular da Vara da Infância e Juventude da Capital, ouviu nessa segunda-feira (18/12), em audiência, nove adolescentes cujas fotos sofreram manipulação digital, as chamadas "fake nudes".

Os investigados também são adolescentes de um colégio particular tradicional do Rio. Por meio de um aplicativo de inteligência artificial, eles removeram digitalmente as roupas das vítimas em fotografias, criando imagens de nudez explícita. No mesmo dia da audiência, a Polícia Civil executou mandados de busca e apreensão, recolhendo celulares e computadores dos jovens envolvidos.

A juíza Vanessa Cavalieri, autora do "Protocolo Eu Te Vejo", iniciativa focada na prevenção da violência escolar, ressaltou a necessidade urgente de supervisão parental no uso de tecnologias por crianças e adolescentes. Uma de suas recomendações é a proibição do uso de celulares em ambientes escolares, inclusive durante intervalos recreativos.

A proposta para a formulação de uma lei neste sentido foi endossada em outubro pelo Fórum Nacional da Justiça da Infância e Juventude (FONAJUV) e encaminhada ao Senado Federal.

Vanessa Cavalieri destaca a correlação entre o uso irrestrito de celulares em escolas e problemas como depressão, transtornos alimentares, suicídio, bullying e violência entre alunos.

“Diversos estudos demonstram que há uma relação direta entre o adoecimento psíquico de crianças e adolescentes, como depressão, transtornos alimentares, suicídio, bem como aumento de casos de bullying e violência entre alunos, e o uso livre dos celulares nas escolas. É preciso que o recreio volte a ser um tempo de convivência entre os alunos, e não de cada um com um aparelho eletrônico”, enfatiza a magistrada.
 

FB/FS