Autofit Section
Programa Justiça Cidadã entrega certificados aos alunos da 42ª Turma Regular
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/12/2023 23:03

Alunos da 42ª Turma Regular do Programa “Justiça Cidadã” posam com seus diplomas junto com a coordenadora do programa, a desembargadora Cristina Gaulia, magistrados e servidores 

“Vocês se tornaram agentes multiplicadores. Convidem os vizinhos, parentes, amigos, para conhecerem e participarem das nossas próximas turmas. Temos a experiência de receber vários alunos que, após o curso, tornaram-se referência na luta pelos direitos da sua comunidade”, afirmou a desembargadora Cristina Gaulia, durante o encerramento da 42ª Turma Regular do Programa “Justiça Cidadã”. Durante a cerimônia, realizada no auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), foram entregues certificados aos alunos formandos.  

O programa, criado em 2004, é promovido pela Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) do TJRJ. Sob a coordenação da desembargadora Cristina Gaulia, o “Justiça Cidadã” tem como objetivo a capacitação de lideranças comunitárias como agentes multiplicadores com noções sobre Direito, justiça e cidadania, além de levar conhecimento de métodos alternativos para a solução de conflitos que dispensam intervenção judicial. 

A desembargadora considera o "Justiça Cidadã" como uma rica oportunidade para os professores que ministram o curso aprenderem com os alunos. 

“A Justiça não é algo divino e, por isso, ela não é perfeita. O “Justiça Cidadã” é um curso dialogal e todos aqueles que participam na posição de professores do curso, como juízes, advogados, promotores, servidores da Justiça, entram, na verdade, em um contato democrático, muito republicano com alunos participantes do programa. Então, a gente acaba aprendendo mais do que a gente ensina. Através dos alunos, tomamos conhecimento de fatos que desconhecemos e que nos ajudam a nos tornar magistrados, advogados, promotores, defensores muito melhores”. 

Francisco Carlos Marins dos Anjos, 60 anos, morador do bairro Jardim América, na Zona Norte do Rio, representando os alunos da 42ª Turma, agradeceu a oportunidade de as comunidades terem acesso ao programa e à Justiça. 

“Podemos dizer que essa oportunidade de participar desse curso é única, apesar de estarmos na 42ª turma, pois nos dá a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas de outras comunidades, com suas realidades, e isso é um diferencial para todos nós. O meu contexto é defender as causas e participar das soluções e o “Justiça Cidadã” contribuiu para elevar nossa autoestima e saber que, não só temos direito e podemos defender as nossas causas lá fora, porque a Justiça é para todos”. 

Participaram da cerimônia de entrega dos certificados aos alunos, o juiz Eric Scapim, o secretário-geral da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), Antonio Ligiero, a diretora do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade (DEAJU), Andrea Christina Vaz Barbosa, o advogado Sergio Antunes Lima Junior e a servidora Claudia Brogno. 

 

JM/FS

Foto:  Felipe Cavalcanti