Autofit Section
Presidente do TJRJ é homenageado com Colar do Mérito do Ministério Público e Medalha Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/12/2023 11:32

2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães também recebeu o Colar do Mérito do MP 

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, foi agraciado nesta sexta-feira (15/12) com o Colar do Mérito pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em sessão comemorativa do Dia Nacional do MP.  Na quarta-feira (13/12), o desembargador foi condecorado com Medalha Mérito Tamandaré, anualmente entregue pela Marinha do Brasil para autoridades e personalidades civis e militares em comemoração ao Dia do Marinheiro.

 

A solenidade de entrega do Colar do Mérito do Ministério Público foi realizada pela manhã na sede do MP, no Centro do Rio. O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo recebeu a condecoração das mãos do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. Outras 19 autoridades do Judiciário nacional e comandantes militares também receberam a honraria. Com o presidente, também foi homenageada com o Colar do Mérito a 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães. 

 

Luciano Mattos destacou o significado da comenda como forma de reconhecimento do trabalho das pessoas em prol do Ministério Público, do Estado do Rio de Janeiro e do país. Os agraciados são indicados em sessão do Órgão Especial do MP. 

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi o primeiro a receber a premiação. Os 34 anos de dedicação da magistratura foram destacados na apresentação do homenageado, com relevância para os cargos exercidos no Tribunal. Antes da sua eleição para ocupar a Presidência, o desembargador Ricardo Cardozo foi professor de diversas instituições de ensino, diretor-geral da Emerj e corregedor-geral da Justiça. 

 

O trabalho da desembargadora Suely Lopes na proteção das mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar foi um dos pontos enumerados na sua homenagem, com destaque para a criação da Sala Lilás e do projeto Maria da Penha. 

 

Os homenageados com o Colar ao Mérito do MP foram o ministro do STJ Messoud Azulay Neto, o secretário-geral da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Machado Vazquez, o comandante militar do Leste, general do Exército André Luis Novaes Miranda, os conselheiros nacionais do MP Ângelo Fabiano Farias da Costa e Moacyr Rey Filho, o procurador-geral de Justiça do Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, a procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, o procurador –geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, a procuradora de Justiça do Rio de Janeiro, Márcia Rodrigues de Oliveira Piñeiro, a procuradora de Justiça, Ana Cristina Lesqueves Barra, os promotores de Justiça David Francisco de Faria, Eduardo Rodrigues Campos, Adriana Lucas Medeiros e o procurador-geral de Justiça Militar, Antonio Pereira Duarte. O presidente do Congresso Nacional e do Senado, senador Rodrigo Pacheco, o conselheiro nacional do Ministério Público, Jaime de Cassio Miranda, e o procurador-geral de São Paulo, Jaime de Cassio Miranda, também foram agraciados com o Colar do Mérito, mas compromissos impediram o comparecimento dos homenageados. 

Na solenidade, servidores do Ministério Público receberam a medalha Annibal Frederico Mendes. Aos autores de trabalhos. 

 

Homenagem à bordo Navio-Aeródromo  Multipropósito Atlântico (NAM)

 

Na quarta-feira, Dia do Marinheiro, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré, anualmente entregue pela Marinha do Brasil para autoridades e personalidades civis e militares em comemoração ao Dia do Marinheiro. A cerimônia aconteceu a bordo do Navio-Aeródromo  Multipropósito Atlântico (NAM), atracado na Base Naval da Ilha das Cobras, no Centro do Rio, especialmente para o evento. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva participou da solenidade, junto com o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen.

 

Criada pelo decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré, destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. 

 

PC/JM/FS

 

Fotos de Rosane Naylor