Autofit Section
Formatura da 1ª turma da pós-graduação "Integridade na Gestão Pública e Direitos Humanos" da Esaj emociona alunos e professores
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 15/12/2023 16:16

“Levamos conosco as lições que aprendemos aqui e as conexões que fizemos. Agora é nosso dever retribuir à sociedade e ao mundo, usando nossos conhecimentos e habilidades para fazer a diferença e oferecer a prestação jurisdicional de excelência”. Essas foram as palavras que encerraram a apresentação da 1ª turma da pós-graduação, "Integridade na Gestão Pública e Direitos Humanos" da Escola de Administração Judiciária (ESAJ) na formatura, nessa quinta-feira (14/12). O texto da aluna e servidora Patrícia Nunes deixou alunos e professores emocionados.

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ, abriu a cerimônia no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça Des. José Navega Cretton ao lado do desembargador Sérgio Varella, presidente do Conselho Consultivo da Esaj; do juiz Bruno Monteiro Rulière, auxiliar da Corregedoria-Geral; da professora Lúcia Frota Pestana de Aguiar, diretora da Escola; do professor Rafael Mário Iório Filho, coordenador da pós-graduação; e do secretário-geral de Gestão de Pessoas, Gabriel Albuquerque Pinto.

“Eu tenho que agradecer e aplaudir vocês, porque o tema desta pós-graduação é, para mim, muito caro, porque eu sempre tive preocupação com a integridade da gestão pública e com os direitos humanos, tanto que criei o Código de Ética na EMERJ e na Corregedoria. E agora, como presidente, cuidei da elaboração do Código de Ética para todos do Tribunal”, ressaltou o presidente Ricardo Cardozo, ao se referir aos formandos.

“Tenho certeza que vocês levarão consigo todo o conhecimento adquirido e farão a diferença em suas áreas de atuação. Sejam agentes de mudança e contribuam para um serviço público cada vez mais eficiente e comprometido com a sociedade”, destacou o desembargador Sérgio Varella.

A diretora da Esaj complementou emocionada: “É uma honra estar aqui neste momento vendo a primeira turma nascer. A sensação que tenho é de que é um filho, porque nós participamos de cada etapa de concretização desse projeto pedagógico. ”

A formanda Paula Lage, assessora de gestão estratégica da Escola da Magistratura (EMERJ), falou da contribuição da pós-graduação para a melhoria do trabalho no Tribunal: “Esta pós-graduação veio para contribuir para que nós tenhamos uma perspectiva mais humanizada com os nossos colegas de trabalho. Além disso, o conhecimento adquirido veio para colaborar para a implementação do nosso programa de integridade da EMERJ”.

O presidente do TJRJ entregou as menções honrosas para cinco alunos que se destacaram no trabalho de conclusão do curso, com temas como igualdade racial, etarismo e ouvidoria, entre outros.

A Pós-graduação

Sob a coordenação dos desembargadores Fernando Cerqueira Chagas e André Gustavo Corrêa de Andrade, a formação oferece 360 horas/aula para servidores do TJRJ.

O projeto pedagógico assinado por Lúcia Frota está concorrendo à 20ª edição do Prêmio Innovare. A 2ª turma da pós-graduação "Integridade na Gestão Pública e Direitos Humanos" se forma em julho de 2024, e a as aulas da 3ª turma começarão no início do próximo ano.

Para conhecer os cursos da Esaj, acesse aqui.

 

Foto: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna