Autofit Section
Equipe de atendimento às crianças e adolescentes do TJRJ e do TJRO se reúne para trocar experiências
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 19/10/2023 18:03

Um intercâmbio de ideias, uma troca de experiência para um melhor atendimento às crianças e adolescentes. Esse é o principal objetivo do encontro entre psicólogos e assistentes sociais dos tribunais de Rondônia e do Rio de Janeiro.

Até sexta-feira (20/10) a psicóloga Camila Cordeiro de Lucena e a assistente social Rita de Cássia Prestes Picanço, da Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), participarão de reuniões com servidores da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso (CEVIJ) e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI), ambas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Os encontros começaram na quarta-feira (18/10). Nesta quinta-feira (19/10), a reunião foi com psicólogos, assistentes sociais e comissários das 1ª e 2ª varas da Infância, da Juventude e do Idoso, no Auditório Alyrio Cavallieri, na sede da 1ª Vara, no Centro do Rio.

“Apesar de realidades muito diferentes, temos muitas demandas e questões sociais comuns, que são inerentes à proteção de crianças e adolescentes. Para nós, que temos apenas uma vara especializada, conhecer outras realidades é fundamental”, destacou a psicóloga.

“O objetivo principal dessa visita é a troca de experiências considerando a expertise técnica da equipe do Tribunal do Rio, que tem 100 anos de história de proteção à infância. Vamos levar para Rondônia as experiências bem-sucedidas, tanto no que diz respeito à adoção quanto à proteção e ao acolhimento”, pontuou a assistente social.

As representantes do TJRO foram recebidas pela coordenadora da Psicologia da 1ª Vara, a psicóloga Érika Piedade, que ressaltou: “É uma interlocução fundamental num país como o nosso, de dimensões continentais. Estamos todos empenhados em prol do melhor interesse das crianças e dos adolescentes”.

Coleção Aldeia

A equipe da Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho apresentou para os servidores do TJRJ uma série de cartilhas com temas relacionados à proteção e ao acolhimento de crianças e adolescentes. A “Coleção Aldeia” trata da convivência, da adoção e da prevenção de violências, entre outros assuntos. O material, produzido pelo Núcleo Psicossocial de Proteção à Infância e Juventude do TJRO tem o objetivo de disseminar informações que contribuam nos processos de adoção de crianças e adolescentes, garantindo seu direito à convivência familiar e comunitária, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as leis relativas à adoção

Departamento de Comunicação Interna