Autofit Section
Magistrados iniciam curso sobre Processo Judicial Eletrônico
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 18/08/2023 18:28

 

 

Nesta sexta-feira (18), os alunos da 1ª turma do Curso de Processo Judicial Eletrônico (PJe) para Magistrados participaram de uma aula inaugural sobre as funcionalidades do sistema.

Na abertura do evento, que ocorreu na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), os juízes presentes foram recepcionados pelos coordenadores do curso, a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da COMAQ; o desembargador Sérgio Seabra Varella, presidente do Conselho Consultivo da ESAJ, e a juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ. 

Em seguida, o grupo de juízes recebeu orientações iniciais sobre as ferramentas disponíveis no sistema, como os fluxos automatizados, o cadastro definitivo das partes, a pesquisa específica de documentos e tarefas, entre outros. A palestra foi ministrada pela servidora Elizabeth Macedo.

 

              

Sobre o curso, a desembargadora Maria Isabel afirmou: “Nós identificamos que pouco conhecemos sobre o PJe e suas potencialidades. O compromisso da atual gestão em adotar ações que possam gerar melhorias na rotina de trabalho dos magistrados foi o que possibilitou que esse curso fosse idealizado. Estamos diante de um marco na história do Tribunal”. O desembargador Sérgio Varella, por sua vez, resumiu a iniciativa em quatro palavras: “governança, comunicação, capacitação e afeto”.

A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, ressaltou a união de esforços para a realização do curso. “É um momento que demonstra que construímos pontes com diálogo. Esse curso foi uma solução encontrada a várias mãos”, disse a magistrada.

Outro serviço apresentado na aula inaugural foi a assistente virtual IETE, cujo nome é inspirado na primeira desembargadora da história do Tribunal, Iete Passarella. O chatbot funciona como um instrutor virtual intuitivo, fácil e objetivo para os usuários do PJe.

Após a palestra de abertura, os juízes se dividiram em dois grupos para o início das aulas: a turma das Varas Cíveis se dirigiu à Biblioteca TJRJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira; a turma das Varas de Família e Criminais, por sua vez, se reuniu na Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

Sobre o curso

O curso de capacitação de magistrados no sistema PJe é uma parceria entre a Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ), a ESAJ, a EMERJ e a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ).

Serão 20 horas-aula, com encontros presenciais nos dias 18, 21, 25 e 28 de agosto, das 9h às 13h, na Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira e na ESAJ. Também serão disponibilizados vídeos informativos e atividades em ambiente virtual de aprendizagem.

Na 1ª fase, espera-se que os juízes conheçam o sistema e identifiquem seus recursos básicos. Em seguida, na 2ª fase, os alunos serão capacitados para utilizar com eficiência as principais funcionalidades do PJe.

 

Fotos: Rosane Naylor 

Departamento de Comunicação Interna