Autofit Section
Restauro de documentos no Museu da Justiça é retratado em minidocumentário
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 17/07/2023 19:15

Inaugurado recentemente no 2º andar do Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos já está em pleno funcionamento.

No novo espaço, a equipe técnica do Museu conta com a infraestrutura necessária para a realização de procedimentos complexos de restauro de processos judiciais, livros de registro e outros documentos de grande valor histórico.

Após o processo de restauração, os documentos são digitalizados de acordo com os parâmetros oficiais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e disponibilizados para consulta online, tornando mais amplo o acesso à memória institucional do Poder Judiciário fluminense.

Para retratar as atividades da equipe de conservação e restauro na prática, o Departamento de Comunicação Interna do TJRJ produziu um minidocumentário sobre o tema, no qual é possível acompanhar cada etapa do processo de recuperação de um documento do século XIX.

A juíza auxiliar da Presidência do TJRJ, Renata Guarino Martins, coordenadora do Museu da Justiça, afirma a importância da preservação da história: “O Museu da Justiça tem, como finalidades precípuas, o incentivo à cultura e a preservação da memória do Poder Judiciário. Na esteira desse pensamento, o Museu conta com um laboratório de restauro, por intermédio do qual documentos históricos são recuperados e, posteriormente, disponibilizados no formato digital. O Museu da Justiça constitui fonte inesgotável de conhecimento e promoção da cultura para toda a coletividade”.

Segundo Gilmar de Almeida Sá, chefe do Serviço de Acervo Textual, Audiovisual e de Pesquisas Históricas (SEATA), as atividades desempenhadas no laboratório representam não só um aperfeiçoamento das práticas do Museu da Justiça, mas também uma relevante contribuição para a preservação do patrimônio cultural e da história social do país.

 

Assista abaixo ao TJRJ MiniDocs – Museu da Justiça

 

Tradução em Libras: Juliana Teixeira

Departamento de Comunicação Interna