Autofit Section
Projeto “Visita Guiada: Conhecendo o Palácio da Justiça”
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 22/05/2023 19:01
Estudantes visitam o antigo Palácio da Justiça de Niterói

“Aprendi que quando as pessoas fazem coisas erradas, elas vêm aqui discutir sobre o que aconteceu na cena do crime”. Essa foi a percepção de Yuri dos Santos, de 10 anos, ao visitar os antigos Tribunal do Júri e Tribunal Pleno do Museu da Justiça de Niterói.

Estudante do 4º ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental, ele sonha em ser jogador de futebol, mas depois de aprender como se dá um julgamento, já pensa em uma outra possibilidade: “Eu acho que ser juiz também pode ser bom”. 

Micaela Menezes, de 9 anos, colega de sala do Yuri, concorda. Ela diz que sonha em ser médica e trabalhar ajudando os soldados na guerra, mas afirma: “Se não for ‘médica de soldado’, quero ser juíza. Quero ser juíza para ajudar as pessoas”. 

Yuri e Micaela participaram da “Visita Guiada: Conhecendo o Palácio da Justiça” junto com seus colegas do 3º e 4º ano da Escola Municipal Dr. Alberto Francisco Torres. Acompanhados da pedagoga do Museu, as crianças conheceram os espaços históricos e se divertiram na sala de ação educativa, onde registraram o que aprenderam por meio de jogos, desenhos e pinturas. Nessa visita ainda houve narração de histórias. 

“É uma felicidade quando vemos o rostinho de cada criança emocionada por conhecer um palácio como este”, disse Teresinha Sousa, pedagoga do museu. 

Mami Rokhyadiop tem 10 anos e é filha de senegaleses que estão no Brasil há 12 anos. Aluna do 3º ano, ela conta que foi a primeira vez que esteve em um museu: “Gostei de aprender sobre os tribunais. Achei interessante saber que os advogados não têm medo de ficar perto dos assassinos”. 

“Essa iniciativa do Tribunal de Justiça é excelente. É importante para os estudantes perceberem que este espaço também é deles, que temos regras não só dentro, mas também fora da escola, e que respondemos pelos nossos atos, com consequências boas ou ruins. É importante estar neste lugar onde a palavra principal é a justiça”, disse Caroline de Souza do Nascimento, professora do 3º ano. 

O Projeto “Visita Guiada: Conhecendo o Palácio da Justiça” é uma iniciativa da atual gestão do TJRJ, que busca aproximar a sociedade da história da Justiça. O projeto recebe visita de estudantes no Museu da Justiça do Rio de Janeiro e de Niteroi.

 

Saiba mais em CCMJ (Museu da Justiça- Centro Cultural do Poder Judiciário). 

 

Departamento de Comunicação Interna

Fotos: Rogério Brito