Autofit Section
Presidente do TJRJ ministra aula inaugural sobre “Justiça do futuro”, na Faculdade Nacional de Direito
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 09/05/2023 16:55

“Olho para vocês e lembro do meu início, em 1975, quando entrei para a faculdade de Direito, quando comecei a percorrer meu caminho com o sonho de bem-servir à sociedade”. Com essas palavras aos estudantes, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo abriu a aula inaugural do 1º semestre de 2023, na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

Para falar sobre “Justiça do futuro”, o tema da aula, o desembargador lembrou fatos históricos da evolução da tecnologia, da revolução industrial à revolução digital, e pontuou: “ Deixamos a era analógica para entrar na era digital. O Judiciário não pode estar alheio à evolução tecnológica”.

 

Ao falar da necessidade de atualização e modernização do Poder Judiciário, o presidente do Tribunal citou alguns dados do Painel de Estatísticas do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): “Em 1988, ano da Constituição, foram distribuídas 350 mil ações em todos os seguimentos da Justiça. Já no primeiro trimestre de 2023 foram 3 milhões 390 mil e 529 novos casos. E no TJRJ, de janeiro a 12 de abril deste ano, foram 77 mil e 140 novas ações. Os dados mostram a inviabilidade de se manter o processo tradicional”.

Ricardo Cardozo apresentou soluções que visam promover a resolução de conflitos, tornando a jurisdição estatal uma entre as várias técnicas concebidas de tutela de direitos. Entre elas, o sistema multiportas, a conciliação e a mediação, o juízo 100% digital, o processo judicial eletrônico e a inteligência artificial.

“A inteligência artificial está aí, mas não substitui o homem. A sensibilidade do julgador é importante”, alertou o desembargador.

Ao finalizar a aula, disse: “Ao meu sentir, a Justiça do futuro está diante de nós. Vocês são privilegiados, estudam em uma das melhores universidades do Brasil. Então, tenham sonhos, busquem seus sonhos e retribuam dando sua contribuição à sociedade”.

Aluna do segundo período de Direito, Ana Guimarães, já segue o conselho e sonha em ser juíza. “É uma honra receber o presidente do Tribunal. Eu estou no início da faculdade e é muito importante aprender com alguém que está no topo da carreira. O desembargador Ricardo é uma inspiração, disse. ”

 

Participaram do encontro, o diretor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, professor Carlos Bolonha, e a diretora executiva do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO), Alexia Kelly Goulart.

“O Futuro da Justiça é um tema que gera muita expectativa, principalmente nessas novas gerações, uma vez que temos vários grupos de pesquisa enveredando para as novas áreas do conhecimento no Direito, especialmente a tecnologia, aqui na Faculdade Nacional de Direito”, ressaltou Carlos Bolonha.

“Quando chegamos à faculdade temos a expectativa de nos aproximarmos das instituições. Este contato do Tribunal de Justiça é uma oportunidade de aprendizado, de reforçar e de saber onde estamos e porque estamos estudando”, pontuou Alexia Goulart, que é estudante do nono período.

 

Departamento de Comunicação Interna

Fotos: Rosane Naylor