Autofit Section
Servidor: conheça a Campanha de Vacinação contra a Influenza
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 11/04/2023 12:32

Servidor ativo, inativo e seus dependentes podem tomar a vacina contra a Influenza em casa. Depois de 20 anos promovendo as campanhas de vacinação contra a gripe, o TJRJ inova e oferece o serviço em domicílio até 31 de maio. 

Agendamento 

Por meio da parceria TJRJ-AMIL-BEEP, o agendamento é feito pelo celular. Para isso basta acessar o aplicativo da BEEP Saúde, fazer o cadastro e agendar a vacinação em domicílio.  

A vacina 

O imunizante que é oferecido aos servidores é a vacina de Influenza tetravalente, de vírus inativado, comprovadamente eficaz e segura. 

A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e a sobrecarga sobre os serviços de saúde. 

Influenza 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de alta transmissibilidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. É uma infecção respiratória aguda, causada pelos tipos A, B, C e D. 

Importância da prevenção 

 “O processo de envelhecimento determina um enfraquecimento no sistema imunológico tornando o indivíduo mais suscetível a infecções. Com o avanço da ciência, inúmeros estudos comprovaram que a vacinação para adultos e idosos trouxe benefícios inquestionáveis devido à redução no número de internações e, por conseguinte, do risco de óbito”, explica a médica infectologista do Departamento de Saúde do Tribunal, Danielle Borghi. 

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização, com o envelhecimento populacional, o avanço de doenças infecciosas e óbitos por enfermidades imunopreveniveis tem aumentado na América Latina.  Por esta razão manter a vacinação atualizada é fundamental para celebrar os anos vindouros com qualidade”, conclui a médica. 

 

 

Departamento de Comunicação Interna