Autofit Section
Jovens Mensageiros: um passo para o futuro
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 10/04/2023 14:24

O projeto Jovens Mensageiros, da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRJ, busca possibilitar a inserção no mercado de trabalho de jovens, além da inclusão social e da capacitação profissional.

Atualmente, estão inseridos no projeto 90 jovens mensageiros com idade entre 18 e 24 anos, que vivenciam uma experiência profissional dentro do Tribunal de Justiça do Rio, na Mensageria na Comarca da Capital e regionais, onde exercerem atividades supervisionadas.

Um pouco da história deles:

Aos 21 anos João Vitor sonha com o sucesso na carreira jurídica. Estudante de Direito,  começou a se interessar pela faculdade a partir do Projeto Jovens Mensageiros. Ele conta que o Tribunal do Rio faz parte da história da sua família: “Desde sempre o Tribunal esteve presente na minha vida. Meu pai trabalhou aqui e sustentou a família como vendedor ambulante. O Projeto foi um divisor de águas na minha vida. Entrei em 2021 e tive a oportunidade de conciliar trabalho e estudo. Espero fazer estágio aqui e voltar como advogado ou juiz”.

Iago trabalhava com entregas por aplicativo, sem qualquer vínculo ou benefícios. Há seis semanas entrou para o Projeto. Para ele foi a oportunidade que faltava:  “Antes eu não tinha dinheiro nem tempo para estudar, agora eu estou estudando para ingressar na Escola de Sargento das Armas e seguir a carreira militar”.

João Vitor e Iago estão entre os jovens que fazem parte do Projeto Jovens Mensageiros do TJRJ. Por meio de experiência profissional supervisionada, a iniciativa funciona como forma de inserção no mercado de trabalho. Os jovens atuam na circulação de documentos, expedientes, triagem e conferência de envelopes, recebimento das guias de postagem, contribuindo para a celeridade processual.

“Para nós que trabalhamos com o projeto, ver esses jovens sonhar com um futuro melhor é uma felicidade. Reconhecer que eles podem ter outras oportunidades é uma grande satisfação”, concluiu Márcia Fayad, diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade.

Reunião com os jovens mensageiros

Os rapazes que fazem parte da iniciativa participaram de uma reunião com a equipe da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, responsável pela manutenção do Projeto, no Auditório Desembargador José Navega Cretton.

A juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, auxiliar da Presidência, abriu o encontro e ressaltou: “Com esse projeto conseguimos plantar uma sementinha, dar a oportunidade de esses jovens reconhecerem a possibilidade de um futuro melhor”.

O secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Antônio Francisco Ligiero, disse que novos projetos serão implementados no biênio 2023/2024, e ressaltou: “A preocupação da gestão do presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Cardozo, é não apenas dar continuidade e ampliar os projetos já existentes, mas agregar novas iniciativas com oportunidades para os jovens que estão terminando o período de dois anos do projeto Jovens Mensageiros”.

Como ser um jovem mensageiro

O Projeto é uma parceria entre o TJRJ e o Lar Fabiano de Cristo, associação sem fins lucrativos prestadora de assistência social. A associação atende famílias em situação de vulnerabilidade social e encaminha os jovens para trabalharem na mensageria do Tribunal.

 

Assista ao vídeo

 

Foto: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna